50 anos do teste da Decca, parte 2

O estúdio da Decca ficava a alguns quarteirões do lendário Abbey Road da EMI. Mike Smith recepcionou Brian e os Beatles naquela manhã fria e o início do teste foi marcado para as 11 da manhã (horário de Greenwich). Reza a lenda que Paul estava incomodado com a luz vermelha da sala de gravação e perguntou o que havia ali. George, com seu bom humor peculir teria respondido que “era onde eles escondiam as garotas”. O baisxista até pediu para desligarem aquela luz mas Mike Smith achou que aquilo fosse um chiste juvenil de Liverpool e tratou-o de forma seca. Paul comentou então com John: – legais as pessoas aqui em Londres, não? no que Lennon respondeu: “clean [limpos]”.

Foi combinado que eles gravassem todas as músicas em takes únicos e ao vivo, sem overdubs. Teve início a audição.

Paul começou cantando Like Dreamers Do, uma composição sua que a banda costumava tocar no Cavern, com uma levada bem latina. O nervosismo de Paul pode ser sentido, apesar da segurança com que canta cada estrofe. Esta música acabou sendo cedida para o grupo The Applejacks.

Em seguida, John então veio com o primeiro cover da sessão: Money (That’s What I Want), original de Barrett Strong, que era um número bem enérgico tocado no Cavern, mas que aqui não chega aos pés da versão que os Beatles interpretaram no álbum With The Beatles, um ano depois.

Paul voltou à carga com Till There Was You, uma bela balada original de Meredith Wilson para o musical The Music Man. Esta também acabou sendo gravada no segundo álbum dos Beatles para a Parlophone.

George entra em ação e quebra o gelo com sua interpretação de Sheik of Araby, número extraído do musical homônimo. Aqui os Beatles começam a entrar no rítmo do Cavern.

John canta a bela música de The Teddy Bears, To Know Her is to Love Her, outro número recorrente do Cavern.

George volta com a bela Take Good Care of my Baby, original de Bobby Vee, onde Paul faz uma ótima harmonia vocal.

John emenda com o clássico de Chuck Berry, Memphis, Tennessee.

Paul vem com a versão de Sure to Fall (In Love with You) de Carl Perkins.

John e Paul cantam a segunda composição própria da sessão: Hello Little Girl. Segundo consta, esta teria sido a primeira compsoição feita por John em 1958. Esta foi cedida a Gerry & The Pacemakers e The Fourmost.

George vem de novo com a hilária Three Cool Cats dos Coasters.

George continua no microfone e faz o cover de Buddy Holly Crying, Waiting Hoping, onde mostra sua destreza de guitarrista solista.

Paul vem com a terceira e última composição própria do teste, Love of the Loved, que foi cedida depois a Cilla Black.

Ele não sai do microfone e emenda com o standard dos anos 30 September in the Rain.

Vem em seguida o clássico latino Besame Mucho segundo a versão interpretada pelos Coasters. Paul também canta esta.

A sessão é encerrada por Paul cantando outro número engraçado dos Coasters, Searchin’.

Depois disso, Mike Smith acabou vetando os Beatles mas deu o acetato com a gravação do teste, deixando a entender que a banda era fraca mesmo e que nunca fariam sucesso. Graças a Deus ele estava errado e a Decca entrou para a história como a gravadora que recusou os Beatles. Teriam cometido o mesmo erro anos depois ao quase rejeitarem os Rolling Stones.

Se alguém quiser ouvir algumas das músicas acima, basta visitar este link.

Fonte:  www.beatlesource.com

 

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Música, The Beatles

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s