George Martin, o quinto Beatle

Falar de Sir George Martin é voltar aos maravilhosos anos 60, onde ele atuou com produtor da melhor banda de todos os tempos. Claro que ele tem outros trabalhos no currículo mas sua parceria com s Fab 4 é a mais notável. Difícil um produtor e artistas que tenham se dado tão bem na indústria fonográfica.

Ele nasceu no dia 3 de janeiro de 1926 em Holloway, pequena cidade ao norte da Inglaterra, filho de pai carpinteiro. Teve uma juventude bem humilde e aprendeu piano de forma autodidata. Teve suas primeiras lições de oboé com Margareth Eliot, mãe da atriz Jane Asher e do produtor musical Peter Asher, que fez parte da dupla Peter & Gordon. Ambos os filhos de sua mestra tiveram ligações com os futuros pupilos de Martin, os Beatles.

Apesar desse seu fascínio pelo campo musical, George acabou seguindo outro caminho ao servir à Marinha Real em plena Segunda Guerra. Ao dar baixa em 1947, finalmente ele conseguiu aprofundar seus estudos musicais na  Guildhall School of Music and Drama, concluindo em 1950. Ainda estudando na academia Guildhall, George casou-se em 1948 com Sheena Chisholm com quem teve os filhos Alexis e Gregory.

Ao se formar, começou a trabalhar nno departamento de música clássica da BBC de Londres, indo sem seguida trabalhar na Parlophone, onde começou com assistente do presidente da EMI (de onde a Parolophone é subsidiária), Oscar Preuss. Nesse primeiro momento, Martin trabalhava com o selo erudito, vindo depois a produzir os humoristas Spike Milligan e Peter Sellers.

Continua no próximo post.

Deixe um comentário

Arquivado em Aniversariantes, Biografias, Música, Rock and Roll, The Beatles

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s