RIP Pedro Osório

Estava terminando de postar a última matéria quando vi que outro grande nome da música também havia partido. Estou falando do grande músico, compositor e maestro português Pedro Osório.

Pedro Vaz Osório nasceu na cidade do Porto, Portugal, no dia 17 de julho de 1939. Estudou música e enegenharia mecânica. A chegada do Rock em Portugal na segunda metade dos anos 50 não poupou ninguém, muito menos o Pedro, que acabou formando o Conjunto Pedro Osório, que tocava música de baile. Lá Pedro tocava teclados.

Em 1966, foi para Angola, onde ficou dois anos. De volta a Portugal, se estabeleceu em Lisboa e após desistir de seguir a carreira de engenheiro mecânico para ser músico em tempo integral, entrou na conhecida banda de Rock lusitana Quinteto Acadêmico. Depois, formou o conhecido Trio Barroco. Após essa incursão no Rock, Pedro decidiu estudar regência e orquestração.

Durante as décadas de 70 a 90 dedicou-se à composição e arranjos, atuando também como regente. Em 1994, recebeu a comenda da Ordem do Infante D. Henrique. De lá para cá dirigiu inúmeros espetáculos musicais e escreveu o livro “Memórias Irrisórias com Algumas Glórias – 50 anos de Música“. Recebeu a Medalha do Mérito Cultural em fevereiro do ano passado.

Faleceu no dia 5 de janeiro de 2012.

Fonte: Wikipedia

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s