Aniversaria hoje: David Bowie

David Bowie é um dos grandes nomes do Rock and Roll e transitou em muitos gêneros nos seus quase cinquenta anos de carreira.

Nascido David Robert Jones em Brixton, Inglaterra no dia 8 de janeiro de 1947, começou a dar seus primeiros passos na carreira musical ao participar de um coral em sua escola. ao aprender a danças de forma precoce aos 9 anos, David chamava a atenção na vizinhança. aí, ele teve contat com a Primeira Onda do Rock and Roll norte americano, seja nos vocais dos grupos Frankie Lymon & The Teenagers e The Platters, no piano de Fats Domino e principalmente nas performances dos reis máximos Elvis Presley e Little Richard. Sobre este último, Bowie teria dito: “ouvi a voz de Deus”. Mesmo sendo uma criança, David sabia tocar ukelele e aprendeu a tocar baixo de caixa de chá e até formou alguns grupos de Skiffle. Sob a tutela do professor Owen Frampton, David recebeu grande incentivo para se dedicar à música. Foi através dele que conheceu um de seus mehlores amigos e que foi seu parceiro, o futuro superstar Peter Frampton. No início dos anos 60, foi apresentado ao Jazz de Charles Mingus e John Coltrane e a mãe chegou a comprar-lhe um sax alto. Em 1962, por conta de uma briga na escola, levou um forte soco no olho. A pessoa que o atacou (seu colega George Underwood) tinha um enorme anel no dedo. Perdeu parcialmente a visão e teve a pupila dilatada permanentemente. Por conta desse problema teve que se afastar da escola por meses.

Nesse ano, formou sua primeira banda The Kon-Rads. Deixou a escola e  disse à família que queria ser uma estrela de Rock. Cansado do amadorismo dos Kon-Rads, ele entrou para a banda The King Bees. Após encontrar um empresário que o representasse, gravou seu primeiro single Liza Jane, creditado a David Jones & The King Bees. Ele acabou deixando a banda por causa da direção apenas centrada em Blues. Entrou para os Manish Boys, que tocavam Blues mas também Soul e Folk. Pouco depois foi para o Lower Third. Depois de passar pelo Buzz e Riot Squad, ele resolveu mudar seu nome artístico para não haver confusão com seu “xará”, também inglês, Davy Jones dos Monkees. Decidiu usar o sobrenome Bowie, uma citação de um aventureiro americano chamado Jim Bowie que popularizou uma faca com seu nome. Algumas lendas rezam que esta faca teria sido responsável pela quase perda do olho do cantor.

Após lançar, em 1967, seu primeiro álbum, que levava seu nome, Bowie começou a estudar artes dramáticas com o mímico e dançarino inglês Lindsay Kemp. Formou um trio Folk com a namorada Hermione Nighingale (violão) e o baixista John Hutchinson. Com ofim do namoro com Her´ione, David tentou emplacar num campo musical mais comercial. Foi aí que em 1969 ele compôs seu primeiro grande sucesso fonográfico Space Odity. para coincidir com o lançamento da Apolo 11, em julho daquele ano, o single ficou no top five das paradas britânicas. Seu segundo álbum teve o mesmo nome da canção de sucesso. Acabou conhecendo Angela Barnet [Bowie], com que se casou no ano seguinte.

Em 1970, ele deixou a tendência Folk psicodélica e fez um disco de Rock pesado, The Man Who Sold the World. A partir da turnê do disco, David Bowie criou um tipo extravagante e andrógino. No ano seguinte, veio o álbum Hunky Dory e o nascimento do primeiro filho Zowie.

Em 1972, ele criou o personagem Ziggy Stardust e uma banda chamada Spiders from Mars que fez algumas apresentações pelo Reino Unido e teve um enorme êxito. Foi aí que lançou o álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust & The Spiders from Mars, cujo carro-chefe, Starman se tornou um grande sucesso de Bowie. A exemplo de Marc Bolan e Gary Glitter, ele aderiu ao Glam Rock, uma tendência daaquela década. Em 1974, deixou Ziggy e os Spiders para trás e começou a fletar com o Soul e o Funky no álbum Diamond Dogs, acompanhado de um musical performático baseado no livro 1984 de George Orwell. A música mais bem sucedida foi Rebel Rebel. É dessa época o uso indiscriminado de heroína, que deixou Bowie paranóico. Vieram os álbuns David Live e Young Americans. Em 1975, uma parceria sua com John Lennon, Fame, foi um de seus primeiros hit nos EUA, para onde se mudou no ano anterior. No final da década ficou um tempo morando na Alemanha.

Dos 80’s para o século XXI, gravou discos, participou de filmes como Absolute Beginners e Labirinto, abraçou inúmeras tendências musicais (pop, Punk, eletrônica e até Drum’n’Bass, justificando seu apelido de Camaleão do Rock.

Fonte: Wikipedia

Deixe um comentário

Arquivado em Aniversariantes, Biografias, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s