Aniversaria hoje: Jimmy Page

Ele é considerado um dos maiores guitarristas do planeta e fez parte de uma das mais queridas bandas do Rock, o Led Zeppelin. Estamos falando de Jimmy Page, que foi um dos grandes personagens da História do Rock.

James Patrick Page nasceu no dia 9 de janeiro de 1944 em Heston, Inglaterra, filho do gerente industrial James Page e da secretária Patrícia Page. Sua família se mudou para Felton e depois para Surrey, onde Jimmy ganhou sua primeira guitarra. Como todos os garotos ingleses da época, Jimmy também se apaixonou pelo Skiffle e entrou para uma banda local.

Em 1957, aos 13 anos apareceu ao lado da banda num programa de TV. Mas não era só o Skiffle que o apetecia. Também o Rockabilly, tendo como inspirador o guitarrista de Elvis Scotty Moore e o Folk praticado por Bert Jansch e John Renborn, além, é claro do Blues de Elmore James e B.B.King. Jimmy tinha fascício pela pesquisa biológica e tinha o sonho de achar uma cura para o cãncer. Foi trabalhar como assistente em um laboratório, mas a música falou mais alto.

Sua primeira banda regular foi Neil Christian’s Crusaders, onde começou a adquirir experiência como guitarrista [nota: essa banda conotu com Ritchie Blackmore, outra lenda da guitarra numa outra ocasião]. Nos início dos anos 60, se fornou habitué do Marquee, lendário clube de Blues londrino que tinha como banda residente a Blues Incorporated de Alexis Korner e Cyril Davies. Page era um dos que costumavam fazer jams com a banda. Daí para se tronar guitarrista de estúdio foi um pulo. Um amigo havia pedido a Jimmy que o ajudasse numa sessão de gravação. O rapaz gostou e logo fez sua primeira partricipação numa sessão de gravação com Jet Harris & Tony Meehan (ex-Shadows), cujo single chegou ao primeiro posto nas paradas.

Em seguida, vieram participações em Twist & Shout (Brian Poole & The Tremeloes), Just Like Eddie (Heinz), Heart of Stone (Rolling Stones), As Tears Go By (Marianne Faithful), Tobacco Road (Nashville Teens), The Crying Game (Dave Berry) e Shout (Lulu). Sua participação na sessão de gravação de You Really Got Me dos Kinks gerou uma controvérsia que virou lenda no Rock. Diziam que ele teria feito o solo da música, o que foi rebatido pela banda. Sua participação foi apenas na guitarra rítmica. Sua participação em I Can’t Explain do The Who também foi contestada. Jimmy ainda tocou as partes de guitarra do clássico Baby Please don’t Go do Them (de onde saiu a lenda Van Morrison). Através do empresário dos Stones Andrew Loog Oldham, Jimmy trabalhou com a cantora alemã Nico (que fez parte do Velvet Underground), John Mayall (um dos Pais do Rock britânico) e a cantora Jackie De Shannon, sua namorada á época. Toda essa participação em estúdio fez com que Jimmy esnobasse o convite dos Yardbirds para subsituir Eric Clapton em 1965. Page acabou indicando o amigo Jeff Beck.

Um ano depois, nas sessões de Beck’s Bolero, que contou com Page, o baterista do The Who Keith Moon, o guitarrista Jeff Beck, o pianista Nicky Hopkins e o baixista John Paul Jones, o guitarrista teve vontade de formar uma banda naquele estilo mais pesado, que Moon batizou de Lead Zeppelin (zepelim de chumbo). Queria chamar o batera e seu colega de Who John Entwistle mas o problema era arranjar um vocalista que atendesse a demanda. Foi aí que recebeu novo convite para entrar nos Yardbirds ao lado do amigo Beck. Page topou e tocou baixo por um certo tempo, trocando pela guitarra depois. Nessa altura, Beck tinha saído e Jimmy se tornou o líder da banda. A banda se desfez em 1968 e Jimmy acabou formando o Led Zeppelin.

Suas participações nos Yardbirds e no Led Zeppelin ficam para posts futuros.

Fonte: Wikipedia

Deixe um comentário

Arquivado em Aniversariantes, Rock and Roll, Supergrupos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s