Aniversaria hoje: Joan Baez

Uma das melhores cantoras de todos os tempos, Joan Baez também foi uma das vozes de protesto contra a guerra e favor de um mundo melhor.

Joan Chando Baez nasceu em 9 de janeiro de 1941 em Staten Island, Nova York, EUA, filha do físico de origem mexicana Albert Baez (co-inventor do microscópio de raio-x) e da escocesa Joan Bridge Baez, chamada Big Joan. Joan e as irmãs Pauline e Mimi Fariña (também ativista e cantora) tiveram que mudar de estado e até de país por conta do trabalho do pai com a UNESCO. A vocação de Joan para música se deu muito cedo, quando ganhou de um amigo do pai um ukelele.

Fez seu dèbut aos 18 anos no Newport Folk Festival em 1959. A família temia que ela enveredasse pelo caminho das drogas por conta de sua paixão pela música. Muito pelo contrário, Joan seguiu o caminho do ativismo político e após alguns discos gravados era considerada uma das grandes cantoras Folk dos EUA em 1963.

No ano seguinte, ela conheceu Bob Dylan, a quem ajudou a promover, e os dois começaram a namorar. Joan era muito influenciada pelos compositores brasileiros Villa-Lobos e Zé do Norte e isso ficava claro em alguns de seus discos. Outra grande influência, ainda que discreta, era a musicalidade das bandas britânicas da Segunda Onda. Não demorou para que também enveredasse pela guitarra elétrica, a exemplo de Bob Dylan. O namoro dos dois ícones da Folk Music terminou em 1965. Quando era uma das opositoras extremas da Guerra do Vietnã, conheceu o ativista David Harris com quem se casou.

Em 1969, fez uma participação histórica no Festival de Woodstock e passou as décadas seguintes cantando e protestando contra as injustiças sociais. Em 2008, chegou aos 50 anos de carreira sem mudar um milímetro de sua posição a favor do protesto.

Fonte: Wikipedia

Deixe um comentário

Arquivado em Aniversariantes, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s