Aniversaria hoje: Jim Croce

Se estivesse vivo, ele estaria fazendo 69 anos. Sua morte é até hoje lamentada por fãs de sua música pois veio de forma prematura. Feliz aniversário, Jim Croce, onde quer que você esteja.

James Joseph Croce nasceu no dia 10 de janeiro de 1943 na Philadelphia, Pensylvania, EUA e seus pais Jim e Flora eram de procedencia ítalo-americana. Ele começou a tomar gosto pela música aos cinco anos de idade quando aprendeu sua primeira música no acordeon, Lady of Spain.

A música continuou sendo sua companheira até mesmo quando estava na Universidade Villanova, sempre tocando no intervalo das aulas. Foi aí que participou de suas primeiras bandas The Villanova Singers e Spires. Quando essa segunda banda começou a fazer shows e gravações fora do campus da universidade, eles atendiam pelo nome de The Coventry Lads. Jim também foi DJ na rádio WKVU. Então, ele conheceu Ingrid Jacobson num concurso onde era juiz. Não demorou e logo ela se tornou a Sra. Croce e formaram um duo interpretando canções Folk de Wooddy Guthrie, Joan Baez e Gordon Lightfoot.

Um produtor fonográfico muito amigo do casal conseguiu conevncê-los a se mudar para Nova York e lá eles gravarm seu primeiro disco Jim & Ingrid Croce. Apesar dos shows em clubes locais feitos para divulgar o álbum, o casal Croce não viu retorno financeiro e tiveram que vender muitas de suas coisas para pagar as contas. Acabaram voltando para a Philadelphia onde Jim começou a dar aula de violão em acampamentos do exército norte americano.

A grande virada veio em 1970 quando Jim encontrou o pianista e compositor de formação clássica Maury Muehleisen e o produtor Al Joseph, que foi colega de Jim na Universidade Villanova. Após chamar atenção, em 1972, Jim acabou assinando com a gravadora ABC, onde gravou dois discos com os sucessos You Don’t Mess Around with Jim, Operator (That’s Not the Way It Feels) [um clássico] e Time in a Bottle, que ele fez para seu filho que tinha apenas alguns meses, A.J. Croce. Também é dessa lavra Bad Bad Leroy Brown, que alvcançou o primeiríssimo lugar nas paradas.

Parecia que a carreira de Jim ia deslanchar de vez. Infelizmente, no dia 20 de setembro de 1973, Jim, o parceiro Maury e os membros de sua banda morreram num desatre de avião quando estavam indo para um show. Ele não tinha sequer chegado aos 30 anos. Seu legado permanece na figura de sua esposa e companheira de todos os momentos Ingrid Croce, que fez um memorial para o saudoso marido. A.J. seguiu os passos do pai e se tornou cantor e compositor.

Fonte: Wikipedia

3 Comentários

Arquivado em Biografias, Música, Rock and Roll

3 Respostas para “Aniversaria hoje: Jim Croce

  1. Jim Croce é uma delícia de ouvir nas suas 2 fases e nos proporcionaria muitas obras-primas se não partisse tão cedo. Parabéns pelo blog e passa lá no meu também: http://sucodesulcos.blogspot.com
    abs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s