Aniversaria hoje: Rod Stewart

Ele já foi coveiro, jogou futebol, mas foi como cantor de Rock que ele veio a se destacar. Tempos depois se reinventou e é um dos artistas mais queridos do mundo. Estou falando de Rod Stewart.

Roderick David Stewart nasceu em 10 de janeiro de 1945 em Londres, capital da Inglaterra. Seu pai, Robert Stewart tinha origem escocesa e sua mãe, Elsie Stewart  era inglesa. Rod foi o único filho do casal a nascer em Londres, após terem se mudado da Escócia.

A primeira influência dele foi o cantor Al Jolson, célebre por protagonizar o primeiro filme falado do cinema, O Cantor de Jazz. Quando era adolescenete nos anos 50, Rod também foi atraído pelo advento do Skiffle e aprendeu a tocar guitarra. Sua primeira banda, Kool Kats, tocava covers de Lonnie Donegan e Chas McDevitt.

Foi arrebatado pelo Rock and Roll ao ver o filme Sabes o que quero (The Girl Can’t Help it), estrelado por Jayne Mansfield, que tinha grandes lendas do Rock como Eddie Cochran e Little Richard. O show de Bill Haley & His Comets, ao qual assistiu, quando da ida do Pai do Rock à Inglaterra também teve grande efeito sobre ele.

Rod deixou a escola aos 15 anos e seguindo os passos do pai, foi jogar futebol no Brentford FC, na época, um time da terceira divisão do Campeonato Inglês. Rod, aliás era um ótimo jogador, mas a distância que percorria para treinar em seu time fez com que repensasse o que fazer da vida. Decidiu-se pela música, mas como estava por si mesmo, teve que trabalhar de entregador de jornais e de coveiro para sobreviver.

Depois de um teste mal sucedido ao lado da banda The Raiders para o lendário produtor John Meek, Rod decidiu abraçar o ideário beatnik norte americano e caiu na estrada, sendo preso algumas vezes. Por essa época, fazia o gênero Folk de Woody Guthrie que consagrou Bob Dylan naquela década de 60. Em 1962, integrou a banda Ray Davies Quartet (do futuro guitarrista, cantor e compositor dos Kinks) e foi chutado pois achavam sua voz rouca demais. No ano seguinte, ele aderiu à tribo dos Mods e descobriu sua outra paixão: o Soul de Sam Cooke e Otis Redding.

Continua no próximo post 

Deixe um comentário

Arquivado em Aniversariantes, Biografias, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s