Aniversaria hoje: Long John Baldry

Ele foi um dos primeiros vocalistas do Blues britânico, e era considerado uma verdadeira escola para nomes de linha de frente como Mick Jagger, Keith Relf, Johnny Kidd, Roger Daltrey, Rod Stewart e outros. Seu nome era Long John Baldry.

John William Baldry nasceu no dia 12 de janeiro de 1941 em Northamptonshire, Inglaterra e deve seu apelido “Long John” à sua grande estatura de 2, 01 m e era uma grande figura dos clubes londrinos de Blues, tendo sido testemunha do surgimento da cena blueseira britânica. Em 1960, entrou para a banda Blues Incorporated de Alexis Korner e Cyril Davies e com eles participou do primeiro disco de Blues gravado na Inglaterra, R & B from the Marquee. Foi lá que ele fez amizade com músicos como Jack Bruce (futuro Cream), Mick Jagger, Keith Richards e Charlie Watts (futuros Rolling Stones), que costumavam atuar na Blues Incorporated nos palcos.

Ele conheceu os Beatles em 1964 quando fez um show no Cavern Club e foi convidado pela banda a participar de um especial de TV chamado Around The Beatles, onde cantou o clássico de Muddy Waters I Got My Mojo Workin’.

Quando o gaitista Cyril Davies deixou a banda para formar sua R & B All Stars, Long John também fez parte daquele time. Com a morte prematura de Davies em 1964, o cantor formou sua própria banda, The Hoochie Coochie Men que acabou recrutando o então cantor novato Rod Stewart, que dividia com Baldry e a cantora Julie Driscol os vocais. A banda mudou o nome para Steampacket e gravou dois discos antes de acabar em 1966.

Long John foi convidado a integrar a Bluesology, que contava com o pianista iniciante Reginald Dwight e o saxofonista Elton Dean. Quando Dwight saiu para carreira solo passou a usar o nome Elton John, em homenagem aos dois colegas e se tornou um grande nome do Rock. Aliás, foi Long John quem reuniu o pianista com seu parceiro regular Bernie Taupin.

Long John, que era abertamente gay, numa Inglaterra intolerante para com os homossexuais, também foi para a carreira solo e fez sucesso como músicas como Let the Heartaches Begin e Mexico. Reza a lenda que ele teria tido um caso com Dave Davies, guitarrista solo dos Kinks. Conheceu o guitarrista Marc Bolan (T-Rex) e afirmou, anos depois numa entrevista, ter sido o últlimo a encontrá-lo, antes de sua trágica morte num acidente de moto.

Nos anos 70, após um tempo morando em Nova York, foi para o  Canadá onde fixou residência e foi nomeado cidadão honorário. Começou a atuar como dublador de séries animadas e filmes para cinema. Sua dublagem mais famosa foi a do Dr. Ivo Robotinik em Sonic, The Hedgehog, desenho que teve origem no jogo eletrônico homônimo.

Passou as décadas de 80, 90 e 2000 trabalhando em dublagem e fazendo shows nos EUA e Canadá, vindo a falecer no dia 21 de julho de 2005, aos 64 anos por conta de uma infecção pulmonar.

Fonte: Wikipedia 

Deixe um comentário

Arquivado em Aniversariantes, Biografias, Blues, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s