Achados e Perdidos: Rory Storm & The Hurricanes, parte 3

Naquele ano de 1960, Rory Storm & The Hurricanes era a banda de Rock and Roll mais popular da cidade e era a banda residente do acampamento de veraneio Butlins na localidade de Pwllheli, ganhando £25 (25 libras esterlinas) por semana. Nessa altura, Ringo estava balançado entre o que ganhava tocando com a banda e o que poderia receber se continuasse numa emprego fixo. Rory conseguiu convencê-lo a continuar na banda criando para ele um spotlight solo (o que ele chamava de Starr-time) nos shows cantando Boys (Shirelles) e Matchbox (Carl Perkins). Além disso, o que ganhou o batera foi saber que ia “chover mulher” no lugar.

O empresário Allan Williams teve intersse na banda para que eles tocassem uma temporda em Hamburgo, Alemanha. Williams viu o quanto era lucrativo esse negócio e precisava de uma banda adicional para alternar com a banda Derry Wilkie & The Seniors. Como os Hurricanes estavam comprometidos com Butlins, sugeriram que Allan mandasse Gerry & The Pacemakers, mas o empresário acabou fechando com os Silver Beatles, após uma bem sucedida turnê pela Escócia acompanhando o cantor Johnny Gentle.

Com o fim do compromisso, Rory também acabou fechando com Williams e a banda foi para Hanburgo a fim de substituir Derry & The Seniors. Lá encontraram os Beatles e as duas bandas ficaram muito amigas, com direito a farras homéricas e renhidas brigas com travesseiros. Foi no Kaiserkeller que as performances excêntricas de Rory tiveram seu apogeu. Isso sem contar que o visual colorido dos Hurricanes e o mis-en-cene anfetamínico de seu vocalista antecipavam as bandas psicodélicas em uma década.

Rory costumava subir nos amplificadores e pular no palco. Algumas vezes, desaparecia do palco, vindo a reaparecer em algum lugar da plateia. Os frequentadores do bar iam à loucura e os Hurricanes justificavam porque eram a banda mais popular da Inglaterra. Se Long John Baldry pode ser considerado o primeiro vocalista de Blues na Inglaterra, Rory Storm era seu equivalente no Rock and Roll.

Continua no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Achados e Perdidos, Biografias, Blues, Jazz, Música, Rock and Roll, The Beatles

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s