Achados e Perdidos: Rory Storm & The Hurricanes

Inauguro aqui mais uma série no blog que vai tratar de bandas/artistas obscuros ou desconhecidos, que fizeram um só sucesso (One Hit Wonders), que fizeram parte da árvore genealógica ou da história de outros grupos/artistas consagrados, que são cult ou desconhecidos no mainstream. Vamos falar de uma banda que faz parte da história dos Beatles: Rory Storm & The Hurricanes.

Quando o Skiffle estourou na Inglaterra nos idos de 1956, após a aparição de Lonnie Donegan num programa de TV cantando e tocando Rock island Line de Leadbelly, os garotos ingleses começaram a formar bandas de norte a sul e de leste a oeste do país. A cidade portuária de Liverpool não passou incólume a essa febre. Em 1957, o jovem Alan Caldwell reuniu alguns amigos e formou sua banda, chamada inicialmente Dracula & The Werewolves. Depois mudou de ideia e fechou com o nome Al Caldwell’s Tornadoes. A primeira formação da banda contava com Alan nos vocais, Johnny Byrne “Johnny Guitar” (guitarra rítmica), Jeff Truman (baixo de caixa ce chá), Reg Hales (washboard) e Paul Murphy (guitarra líder). Rory era gago, mas no palco esse problema não o afetava (bem parecido com o nosso Nelson Gonçalves, não?). O baixista Spud Ward (que foi um dos fundadores da banda Swinging Blue Jeans) entrou no lugar de Truman.

Em março de 1958, Alan abriu um clube na cidade chamado Morgue Skiffle Club, onde os Tornadoes eram a banda residente e contavam com os Quarrymen em alguns shows. Nessa altura dos acontecimentos, Al mudou o nome da banda para The Raving Texans, onde dispensaram Reg Hales e  duas substituições: Spud Ward  por Walter Eymond, também chamado Lou Walters, que passou a dividir os vocais com Alan e Paul Murphy por Charles “Ty” O’Brien. Quando os Raving Texans tocaram num concurso de talentos local chamado 6.5 Special com a banda Darktown Skiffle Group, Alan conheceu o baterista Ritchie Starkey. Ficaram muito amigos e no final do ano, Al convidou-o a entrar na banda.

Continua no próximo post.

Rory Storm: foto tirada por Astrid Kirchherr

Deixe um comentário

Arquivado em Achados e Perdidos, Biografias, Jazz, Música, Rock and Roll, The Beatles

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s