Aniversaria hoje: Sade Adu

Ela tem uma das vozes mais sensuais do Soul e Rhythm & Blues, construiu uma sólida carreira, tendoficado muitos anos afastada dos palcos. Estou falando de Sade Adu.

Ela nasceu com o nome Helen Folasade Adu no dia 16 de janeiro de 1959 em Ibadan, Nigéria, filha do conferencista nigeriano Adebisi Adu e da enfermeira distrital inglesa Anne Hayes. Seu nome do meio significa “a honra confere sua coroa” em ioruba.

Quando tiha 4 anos, os pais dela vieram a se separar e Helen  mudou-se com a mãe e o irmão mais velho Banji para a Inglaterra. Os dois ficaram algum tempo com os avós até mudarem com a mãe para Hiland On Sea, localidade de Essex, Inglaterra. Desde muito pequena, ela ouvia grandes nomes do Soul como Marvin Gaye, Curtis Mayfield e Donny Hathaway. Aos 18, mudou-se para Londres, onde começou a estudar desenho de moda no St Martin’s Art College.

Sua iniciação musical se deu ao formar com alguns colegas de escola a banda de Soul Pride em 1978, onde escrevia algumas letras e fazia os backing vocals. Foi nessa época que ela começou a escrever aquele que viria a ser io maior sucesso de sua carreira, Smooth Operator. Em 1982, ela e os colegas  Stuart Matthewman (guitarra, Andrew Hale (teclados) e Paul Denman (baixo) decidiram deixar  a Pride e com a adição do baterista Paul Cook, formaram a banda Sade, cujo nome é uma referência ao nome do meio de Helen, então convertida na vocalista principal e frontwoman, onde começou a usar o nome artítico que a tornou célebre.

Assinaram acom a gravadora Portrait Records, lançando seu primeiro single Your Love is King e diferente de muitas bandas que acabam se dissolvendo quando um de seus membros se torna mais destacado, a banda Sade continuou em frente lançando muitos discos e fazendo muitos shows através das décadas. Hora dessas eu falo da banda Sade aqui no blog. Além de Smooth Operator e Your Love is King , outras musicas conhecidas de Sade Adu são Sweetest Taboo e No Ordinary Love, entre muitas outras.

Sade Adu, além de grande cantora também é uma ótima compositora e arranjadora, o que lhe valeu muitos prêmios, entre eles um Grammy em 2002. Em 1989, Sade se casou com o diretor espanhol Carlos Pliego, matrimônio que durou 6 anos. Em 1995, conheceu um múico jamaicano com quem teve a filha Ila Adu. Em 2002, ela recebeu da Rainha Elizabeth II a comenda da Ordem do Império Britânico, apesar de sua origem nigeriana.

Fonte: Wikipedia

Deixe um comentário

Arquivado em Aniversariantes, Biografias, Música

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s