RIP: outros nomes da música que se foram, parte 2

Continuação da relação de epssoas notáveis ligadas à musica que faleceram nas duas primeiras semanas do ano de 2012.

Ernie Carson, pianista, cornetista e cantor de Jazz norte americano, nasceu no dia 4 de dezembro de 1937 em Portland, Oregon, EUA. Era uma destacada figura da cena Dixieland de Atlanta. Trabalhou com nomes como  Dave Wierbach, Jig Adams, Ray Bauduc, Pat Yankee e Turk Murphy e formou alguns grupos do gênero na década de 70, entre os quais Capital City Jazz Band, especializada em revival de Dixieland. Depois de 20 anos tendo como base Atlanta, ele voltou para sua querida Portland em 1995. Um mês depois de ter completado 74 anos, ele faleceu em 9 de janeiro de 2012.

Clifford “Cliff” Portwood, cantor, celebridade e ex-jogador de origem inglesa, nasceu no dia 17 de outubro de 1937 em salford, na região de Manchester, Inglaterra. Começou a carreira como jogador de futebol em 1955 e atuou por times como Preston North End e Portsmouth,entre outros, pendurando as chuteiras em 1969. Ainda atuou como técnico em 1970 mas acabou deixando o futebol de vez e mudou-se para a Austrália, onde edscobriu outro takento, o de cantor, chagando a gravar discos e até ganhando honrarias. Trabalhou com músicos como Keith Moon (The Who),  Tommy Cooper, Frankie Vaughan e Dick Emery. Juntou alguns dos jogadores do English Team que ganhou a Copa de 1966 para gravarem juntos uma música. Voltou para a Inglaterra em 2008 e decidiu parar de cantar ao descobrir que tinha cãncer no pulmão. Faleceu no dia 10 de janeiro aos 74 anos.

David Sinclair Whitaker, compositor, arranjador e regente inglês, nascido em 1931 em Kingston Upon Thames. Colaborou com muitos artistas ingleses e franceses como Air, Etienne Daho, Marianne Faithfull, Claude François, Serge Gainsbourg, France Gall, Johnny Hallyday, The Rolling Stones, Jimmy Page (trilha sonora de  Desejo de Matar II), Saint Etienne, Simply Red, Sylvie Vartan, bem como Lee Hazlewood, Kings of Convenience and Francesco De Gregori. Durante algum tempo, atuou como regente e diretor da orquestra da BBC de Londres. Faleceu em 11 de janeiro de 2012 aos 80 anos.

Robbie France, baterista, compositor, produtor, arranjador e jornalista inglês, nascido em Sheffield em 1959. Nos anos 70, emigrou para a Austrália, onde estudou bateria na Academia Australiana de Música. Formou uma grupo de Jazz-fusion que acompanhou o guitarrista John McLaughlin durante um festival local. Depois trabalhou com outros nomes como Stevie Wright (ex-Easybeats), Marty Rhone, Ray Burgess, Tim Gaze e o maior número de artistas australianos. Voltando à Inglaterra fez parte da banda de Heavy Metal Diamond Head. Depois, excursionou e gravou com a lendária banda de Heavy Metal alemã UFO no lugar de Andy Parker. Naquela altura, Robbie era conhecido de muitas figuras do Rock na cena inglesa. Tocou ainda como Ellis, Beggs & Howard, Wishbone Ash e ajudou a formar o Skunk Anansie, onde também atuou como produtor. Faleceu no dia 14 de aneiro de 2012 aos 52 anos.

Fonte: Wikipedia

 

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Jazz, Música, RIP, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s