Aniversaria hoje: Janis Joplin

Ela foi uma cantora diferenciada que levou o Blues e o Soul até as últimas consequencias. Foi ícone de uma geração e se foi muito cedo, sendo considerada por muitos a Rainha do Rock. Estamos falando de Janis Joplin.

Janis Lyn Joplin nasceu no dia 19 de janeiro de 1943 na cidade de Port Arthur, Texas, EUA. Num lugar onde o preconceito racial vigorava, Janis se diferenciava por gostar da música negra, sendo influenciada por nomes como Leadbelly e Big Mama Thornton. Mas havia uma cantora com que Janis particularmente se identificava, Bessie Smith, uma espécie de alma gêmea que viveu num tempo diferente do seu. Toda sua característica como cantora janis deve à mestra Bessie. Por conta desse amor à musicalidade negra, Janis era constantemente hostilizada pelos amigos e colegas de escola. Na faculdade, recebeu até o título de “o cara mais feio do campus”.

Nos anos 60, Janis abraçou o modo de vida da Geração Beat e deixou sua terra natal, indo para San Francisco, onde começou a atuar como cantora Folk. Começou também a usar drogas e a ter hábitos destrutivos. Depois de voltar á sua cidade natal para se tratar do vício, Janis voltou a San Francisco e entrou na banda Big Brother & The Holding Company, a pedido de seu amigo Chet Helms, que atuava como empresário.

A banda assinou com uma gravadora independente, a Mainstream Records mas seu primeiro álbum homônimo foi mal de vendas. Porém o carisma de jais á frente do Big Brother começou a chamar atenção e a banda se tornou uma das mais populares do circuito de San Francisco. Um dos grande momentos de Janis e da banda foi sua participação lendária no Festival Pop de Monterey, onde também despontaram para a fama nomes como Jimi Hendrix e Otis Redding por quem Janis se dizia apaixonada. A interpretação emocionada dela em Ball and Chain é o ápice do evento.

O álbum Cheap Thrills (1968) colocou o Big Brother e sua vocalista na crista da onda por conta de músicas marcantes como Piece of My Heart,  e a apaixonante versão da banda para o clássico de George Gershwin, Summertime. Janis se sobressaía tanto que muita gente pensava que o Big Brother fosse apenas a banda de acompanhamento da cantora, situação essa que levou-a sair para abraçar a carreira solo. Foi formada então a banda Kosmic Blues, cujo álbum,  I Got Dem Ol’ Kozmic Blues Again Mama!, foi muito bem sucedido, mas não chegou marcar como Cheap Thrills. Os destaques são a Kosmic BluesTry (Just a Little Bit Harder) e a versão de Janis para Maybe do grupo vocal Chantels. Foi com essa banda que Janis fez sua magistral apresentação no Festival de Woodstock em 1969. Nesse ano, Janis veio ao Brasil e foi duramente criticada pela imprensa da época por suas extravagâncias.

Janis estava chegando ao fundo poço com seu uso indiscriminado de drogas e voltou a se tratar. Com o fim da Kosmic Blues, Janis formou a banda Full Tilt Boogie Band, gravando o álbum Pearl. Um de seus colegas de Big Brother e  amigo pessoal, Sam Andrew também participou das sessões. Infelizmente, num momento que parecia ser o reerguimento da carreira da cantora, aos 27 anos, ela foi encontrada morta no dia 4 de outubro de 1970. As últimas músicas gravadas pela cantora foram Mercedes Benz (que aparece no álbum Pearl) e Happy Trails, essa feita em homenagem ao aniversário de 30 anos de John Lennon que estava se aproximando. John disse que recebeu a fita dias depois da morte de Janis.

Hoje, ela forma com Jimi Hendrix e Jim Morrison (que também faleceram aos 27 anos) uma tríade de lendas do Rock.

Fontes:

Wikipedia

Janis Joplin por ela mesma (Editora Martin Claret)

Deixe um comentário

Arquivado em Aniversariantes, Blues, Música

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s