Grandes nomes do Blues: Leadbelly

Ele foi um dos principais nomes do chamado Blues Rural ou Delta Blues, também um ótimo músico que enveredava pelo Folk e também Negro Spirituals, numa época em que o Blues era algo restrito aos afro-americanos. Seu nome hoje é uma lenda que não para de ser passada de geração a geração de novos aficcionados em Blues. Aproveitando o 122º aniversário de seu nascimento, vamos falar sobre o mestre Leadbelly.

Huddie William Ledbetter nasceu no dia 20 de janeiro de 1888, segudo dados do resceneamento feito nos EUA em 1900, em Mooringsport, Louisiana, EUA, embora em sua lápide estivesse anotado 23 de janeiro de 1889 como data de nascimento, segundo a ficha que preencheu à época da Segunda Guerra Mundial. Em 1903, já se aventurava como músico e chamava atenção como guitarrista e cantor nas cercanias de Shreveport, Louisiana. Também tocava acordeon e harmônica. Embora seja conhecido como Leadbelly, gostava de ser chamado Lead Belly (assim separado), que significa “barriga de chumbo”.

Em 1912, inspirado pelo naufrágio do Titanic, compôs a canção The Titanic, uma mostra de como era uma música que protestava contra a segregação racial, pois cinta o episódio de como o campeão de boxe Jack Johnson foi barrado naquele transatlântico pelo fato de ser negro. Essa foi a primeira vez que Huddie tocou junto com o lendário Blind Lemon Jefferson uma guitarra de 12 cordas, na qual se tornou exímio.

Huddie foi preso várias vezes por causa de sua constante mudança de temperamento. A primeira prisão veio em 1915 foi por porte ilegal de arma. Fugiu da cadeia e tetnou se restabelecer em outro lugar, usando nome falso. Foi preso novamente em 1918, acusado de matar um parente numa briga por causa de mulher. Foi nessa época, provavelmente que começou a escrever o clássico Midnight Special. Condenado a 35 anos de cadeia, acabou tendo a pena reduzida por bom comportamento e saiu da cadeia em 1925. Reza a lenda que ele teria escrito uma música para o Governador da Louisiana época, que teria ficado sensibilizado com a composição. A liberdade durou até 1930 quando foi preso novamente, acusado de ter matado um homem branco. Após 3 anos de cadeia, ele foi “descoberto” pelos folcloristas John Lomax e seu filho Alan que teriam ficado impressionados com sua performance vocal vibrante.

Após novo acerto com as autoridades estaduais, Huddie foi solto em 1935, começando sua fase mais prolífica, como um verdadeiro menestrel americano, tendo por tema personalidades daqueles anos 30 e 40 como o presidente Roosevelt, Adolf Hitler, Jean Harlow e Howard Hughes, entre outros. Foi nesse ano que casou-se com sua namorada de infância Martha Promise. Sua parceria com os Lomax levou-o a uma viagem pelo país e em 1936 foi lançado um livro de canções Folk de Leadbelly. Foi de novo para a prisão por assalto em 1939 e quando saiu, começou a atuar num programa de rádio e em night clubs. foi nessa década de 40 que ele conheceu grandes nomes como Sonny Terry, Brownie McGhee, Woody Guthrie e o jovem Pete Seeger. Todas as suas gravações estão na Biblioteca do Congresso dos EUA.

Leadbelly faleceu em 6 de dezembro de 1949, depois de ser acometido por uma esclerose lateral amiotrófica, mas seu legado permanece até hoje através de músicas cono Midnight Special, Rock Island Line, The House of Rising Sun  e Goodnight Irene.

2 Comentários

Arquivado em Aniversariantes, Biografias, Blues

2 Respostas para “Grandes nomes do Blues: Leadbelly

  1. André, retribuindo a sua visita, devo lhe dar os parabéns pelo Blog, pois está excelente!

    Um abraço,

    Lucy

  2. EXCELENTE!!! parabens pela linda matéria sobre Leadbelly…tô dando uma “curtida” no seu blog!!! tao bom que não consigo parar de ler!!! abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s