RIP: grandes perdas recentes, finale

Larry Butler, compositor e produtor norte americano, nasceu no dia 26 de março de 1942 em Pensacola, Florida, EUA. Começou bem cedo na música. Aos 6 anos (!!!) estava na lendária orquestra de Harry James e aos dez, cantava com Red Folley. Antes mesmo de ter idade para dirigir, tinha seu próprio programa de rádio e era coapresentador de um show de TV ao vivo. Nos anos 60, mudou-se para Nashville e atuando como pianista, tocou nos hits de Conway Twitty (Hello Darlin’) e Bobby Goldsboro (Honey). Foi bem sucedido como produtor e parceiro do cantor Country Kenny Rogers nas décadas seguintes. Morreu no dia 20 de janeiro de 2012 aos 69 anos. É muito confundido com seu “xará“, um artista muito conhecido no meio Country.

Larry ao lado de Kenny Rogers

 

John Levy, contrabaixista e empresário norte americano, nascido em 11 de abril de 1912 em New Orleans, Lousiana, EUA, de onde mudou-se, nos anos 40, para Nova York para atuar como contrabaixista de Jazz, tendo trabalhado com nomes como  Ben Webster, Errol Garner, Milt JacksonBillie Holiday. Em 1949, começou a tocar no quinteto de George Shearing (1919-2011), onde também atuava como empresário do líder da banda. Tomou gosto pela coisa e tornou-se o primeiro empresário negro do show business. Dentre seus clientes estavam nomes do Jazz como Nancy Wilson, Cannonball Adderley, Joe Williams, Shirley Horn, Ramsey Lewis e o próprio Shearing. Faleceu em 20 de janeiro de 2012, meses antes de chegar ao centésimo aniversário.

Irena Jarocka, cantora polonesa, nascida no dia 18 de agosto de 1946 na localidade de Srebrna Górna, Polônia. fez o estudo secular e se formou no Liceu Stefana Żeromskiego. Estudou música na Escola Secundária de Músca  de Gdansk. Participou de inúmeros concursos de canto em Gdansk e estreou como cantora no Clube Rud Kot. Teve atuação em diversos festivais de música em seu país de origem. o final da década de 60, ficou uns quatro anos em Paris. Gravou muitos discos pela Phillips e cantou em shows de artistas como Michel Sardou, Enrico Macias, Charles Aznavour, and Mireille Mathieu. No década de 90, emigrou para os EUA, onde participou de shows e programas de TV. Faleceu na capital da Polônia, Varsóvia no dia 21 de janeiro de 2012.

Fontes:

Wikipedia (em inglês, japonês e italiano)

www.letras.com.br

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Música, RIP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s