Aniversaria hoje: John Belushi

Ele teve uma curta trajetória cinematográfica mas viveu intensamente cada dia de sua vida. Era engraçado e tinha uma grande voz. Morreu muito novo graças à sua porralouquice. Esse era John Belushi.

John Adam Belushi nasceu no dia 24 de janeiro de 1949 em Wheaton, Illinois, EUA e era filho de um imigrante albanês, Adam Belushi, que viajou para os EUA com apenas 16 anos e acabou conhecendo Agnes Samaras de ascendência albanesa, com quem se casou. John tinha três irmãos mais novos: James, Billy e Marian. Quando criança, John frequentava a igreja ortodoxa albanesa e começou os estudos na Wheaton Center High School, onde conheceu sua futura esposa Judy Jacklin. Viveu muito tempo em Chicago.

Seu início de carreira se deu em 1971 quando juntou-se ao grupo de comediantes The Titantic. Um ano mais tarde, integrou o cast do musical off-Broadway National Lampoon’s Lemmings, onde foi aprovado após uma imitação impagável do cantor Joe Cocker. Uma das esquetes era Woodshuck: três dias de paz, amor e morte, uma sátira ao Festival de Woodstock. Lá, John conheceu seus futuros colegas de Saturday Night Live, Chevy Chase e Christopher Guest. Ele apresentou, entre 1973 e 1975 o programa de rádio National Lampoon’s Radio Hour junto com outros colegas que fariam sucesso como comediantes posteriormente como o já citado Chevy Chase,  Gilda Radner, Bill Murray e Brian Doyle-Murray.

Nesse mesmo ano, John se uniu a Chase, Murray, Gilda Radner, Christopher Guest e outros para criar o Saturday Night Live, um dos mais duradouros programas de humor do mundo que seria reponsável pelo surgimento de toda uma leva de atores cômicos como Dan Aykroid, Eddie Murphy, Jon Lovitz, Mike Myers, Chris Rock, David Spade, Tina Fey, entre muitos outros. No ano seguinte, John se casou com Judy, que acompanhou o marido em suas atuações e performances. Enquanto atuava no SNL, John fez a dublagem na animação Tarzoon, a Vergonha da Selva.

Em 1978, fez seu dèbut no cinema, participando do filme Clube dos Cafajestes (National Lampoon’s Animal House), onde ele cantando Money (That’s what I Want) [não no filme, mas na trilha sonora]. Lá ele viveu Jon “Bluto” Blutarsky, o veterano da irmandade Delta Tau Chi  do Faber College. Outro momento hilário de John no filme é quando ele toma o violão de um beatnik e o quebra na parede. Nesse ano também, John começou a elaborar, em conjunto com o colega de SNL, Dan Aykroid, a esquete que deu origem aos Blues Brothers.

Dan e John formaram uma banda com músicos muito competentes da cena Blues e Soul, entre os quais Steve “The Colonel”  Cropper (guitarra) e Donald “Duck” Dunn (baixo), que atuaram na banda Booker T. & The MG’s. Gravaram o primeiro álbum, A Brief case  Full of Blues, aproveitando uma performance ao vivo. John se despediu do SNL em 1979 para se dedicar inteiramente ao cinema. Aí vieram filmes como 1941 – Uma Guerra muito Louca de Steven Spielberg, uma ponta em The Rutles: All You Need is Cash, Brincou com Fogo Acabou Fisgado e Estranhos Vizinhos, entre outros. Mas o maior momento da carreira de John foi quando Dan Aykroyd e John Landis transpuseram para a telona o quadro Blues Brothers, protagonizado por Belushi (como Jake “Joliet” Blues) e Aykroyd (Elwood Blues), filme que no Brasil recebeu o nome de Os Irmãos Cara de Pau.

Além da Blues Brothers Band, o filme tinha em seu cast  nomes consagrados do Blues e do Soul como Ray Charles, Cab Calloway, James Brown, Aretha Franklin, Chaka Khan, John Lee Hooker, Pinetop Perkins, entre outros, contracenando com atores como Carrie Fischer (a Princesa Leia de Star Wars), Kathleen Freeman e Frank Oz. O consequente sucesso do filme  fez com que a banda fizesse muitas turnês e John Belushi chegasse ao ápice da fama. Sua performance como Jake Blues é inesquecível.

Mesmo com a carreira indo de vento em popa, os problemas de John com drogas se agravaram e ele veio a falecer no dia 5 de março de 1982, aos 33 anos,  depois de uma overdose acidental de speedball, uma mistura letal de cocaína e heroína. O próprio ator havia vaticinado sobre seu destino numa esquete do Saturday Night Live, uns cinco anos antes. Perguntaram a ele o que esperava do futuro e ele respondeu que esperava estar morto aos trinta e poucos anos. Numa outra esquete, ele aparecia num futuro paralelo, velho, enquanto seus colegas de elenco tinham todos morrido e ele visitava suas lápides. A ironia é que John foi o primeiro integrante do SNL a falecer.

Fonte:

Wikipedia

IMDB

1 comentário

Arquivado em Aniversariantes, Biografias, Blues, Música, Rock and Roll

Uma resposta para “Aniversaria hoje: John Belushi

  1. Muito joia. Está melhorando cada vez mais na arte da escrita
    Conciso, objetivo, mas gostoso de ler

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s