A História do Rock: prefácio

No ano passado, escrevi diversos posts no Facebook contando a história do Rock and Roll. Vou transcrevê-los no nosso blog a partir deste post.

Nunca antes um ritmo musical ditou os costumes e revolucionou a história secular como o Rock and Roll. Filho do Blues, Jazz e Country & Western, o Rock poderia ser só uma moda passageira dos jovens dos anos 50 não fosse ele tão teimoso em subsistir. Desde que nasceu no final dos anos 40, sempre deu margem à polêmica e à contestação. Esse senhor quase sessentão sempre arruma uma forma de se sobressair, criar uma nova tendência e mudar o temperamento da humanidade (sobretudo dos jovens). O mundo, de ponta a ponta é domínio do Rock and Roll, mesmo em lugares onde o ritmo é proscrito (leia-se o mundo islâmico e a China). Neste momento, em algum lugar deste nosso planeta Terra, alguns jovens estão começando a formar uma banda. Seja numa garagem qualquer ou até no ciberespaço (sim, lá o Rock também é soberano absoluto), alguém com o mesmo espírito dos jovens da década de 50 está pronto para escrever sua história. Se hão de revolucionar o mundo, isso só o futuro dirá, mas o ato em si de fazer brotar a semente do Rock and Roll o faz renascer sempre.

Embora muitos tenham citado diversas datas para seu início, o ano de 1951 é o marco zero de sua história. Mas, como se pode notar, o Rock não nasceu do nada. Para que houvesse seu advento, fatos históricos contribuíram para tal. Mas isso fica para futuros posts.

Observação: eu encontrei a imagem abaixo  após uma pesquisa na Internet. Quem tiver os direitos sobre ela pode informar nos comentários. A política de nosso blog é dar os créditos devidos.

Deixe um comentário

Arquivado em História do Rock, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s