3 de fevereiro de 1959: O Dia Em que a Música Morreu

Esta é uma data muito triste para o Rock and Roll. Foi nesse dia que três grandes nomes da música, Buddy Holly, Ritchie Valens e Big Bopper perderam suas vidas num acidente de avião. Para ver suas trajetórias, vejam estes links: 01 02 03.

A Winter Dance Party foi uma turnê musical criada para cobrir diversas cidades americanas em três semanas, tendo início no dia 23 de janeiro e terminando no dia 15 de fevereiro de 1959. Os artistas principais da excursão eram Buddy Holly, Ritchie Valens, Big Bopper e Dion & The Belmonts.

Pela falta de planejamento por parte dos organizadores, houve problemas logísticos, pois a distância entre cada uma das cidades cobertas pela turnê não foi considerada. Além disso, o ônibus utilizado não estava preparado para enfrentar o rigoroso inverno de então, sempre com problemas mecânicos. Uma das datas, 2 de fevereiro de 1959 no Surf Blallroom em Clear Lake, Iowa  não estava no programa, mas por insistência dos empresários acabou acontecendo. Pouco  antes, o baterista da banda de Buddy Holly, Carl Bunch foi internado após ter o pé congelado.

No dia da apresentação no Surf Ballroom,o sistema de aquecimento central do ônibus pifou e Buddy resolveu tentar  alugar um pequeno avião para chegar à próxima cidade da turnê, Moorhead em Minnesota. Após contato com o jovem piloto de 21 anos, Roger Peterson da Dwight Flying Service, ficou acertado que o guitarrista mais dois acompanhantes iriam até Fargo, Dakota do Norte pela quantia de 36 dólares cada. Uma das vagas foi oferecida a Dion Di Mucci, líder dos Belmonts, mas este declinou, não querendo gastar esse dinheiro. Waylon Jennings e Tommy Allsup, músicos acompanhantes de Holly e dos artistas da turnê acabaram ficando com os lugares.

J.P. Richardson, o Big Bopper pediu uma das vagas pois estava muito gripado. Jennings acabou cedendo seu lugar e a outra vaga foi pedida por Ritchie Valens, que nunca havia viajado de avião. Tommy Allsup propôs tirarem a sorte no cara ou coroa e Valens venceu. Quando Buddy ficou sabendo do trato entre Waylon e Richardson brincou dizendo: “bem, espero  que esse seu velho ônibus congele”, no que Jennings respondeu, como que vaticinando o que iria acontecer, “e eu espero que o seu velho avião caia”.

Foram ao aeroporto e o avião,  Beechcraft Bonanza modelo B35, fabricado em 1947, decolou às 00:55. Peterson havia dito aos controladores da aeronave que iria passar o plano de vôo após a decolagem. Como ele não fez isso, tentaram entrar em contato, mas não obtiveram resposta. Às 03:30 da manhã do dia 3 de fevereiro, o aeroporto de Fargo informou que o avião não tinha chegado ao destino e foi dado como desaparecido. Às 09:15, Hubert Dwyer, o dono da empresa pegou um avião para seguir a rota planejada pelo piloto. Pouco tempo depois, ele visualizou os destroços do avião num milharal a uns oito quilômetros do aeroporto.  O Bonanza estava em um ângulo levemente descendente e inclinada para a direita quando atingiu o solo a 270 quilômetros por hora. Ela então capotou e derrapou por mais 170 metros na paisagem congelada antes que a massa retorcida de ferragens batesse contra uma cerca de arame farpado. Todos os tripulantes tiveram morte instantânea, considerando a violência com que o avião bateu no chão. O dono do Surf Ballroom, Carroll Anderson reconheceu os corpos.

Investigações posteriores deram conta de que a causa do acidente foiuma combinação d a inexperiência do piloto e o mau tempo. Roger Peterson não estava preparado a contento para a tarefa à quela havia sido incumbido.

Hoje, exatos 53 anos da tragédia, nós, músicos e fãs dessas três lendas que partiram prematuramente, ainda tentamos conter as lágrimas ao ouvir Don McLean cantar em seu clássico American Pie, sobre o fatídico Dia em Que a Música Morreu.

Fonte: Wikipedia

1 comentário

Arquivado em Datas Marcantes, História do Rock, Rock and Roll

Uma resposta para “3 de fevereiro de 1959: O Dia Em que a Música Morreu

  1. Pingback: Lendas do Rock: O Dia em que a Música Morreu | Musical Review

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s