The Beatles Saga: prólogo

Neste ano de 2012, os Beatles vão comemorar vários eventos ocorridos há 50 anos atrás. O teste da Decca Records inaugurou essas efemérides do ano e outras mais virão: 50 anos da estreia de Ringo nos Beatles, 50 anos de Love Me do, 50 anos dos antológicos concertos no Star Club de Hamburgo e por aí vai. A partir deste post, vou contar a história deles a partir de notas que escrevi no ao passado no Facebook. Espero que apreciem este start.

1940 – O mundo estava em guerra. A Alemanha de Hitler havia declarado guerra à Inglaterra e passou a bombardear as Ilhas Britânicas. Liverpool, pequena cidade portuária ao norte da Inglaterra foi um dos pontos mais atingidos pela Lufwaffe alemã. Inspirados pela liderança de Winston Churchill, os ingleses não se deixaram abater e durante muito tempo, a Inglaterra foi o único bastião da liberdade em pé contra as forças nazistas. Foi nesse palco violento que vieram ao mundo quatro crianças que se tornariam os representantes máximos da paz no planeta Terra.

O casal Richard e Elsie Starkey tiveram seu bebê, Richard Starkey Jr. no dia 7 de julho de 1940, num dos piores ataques alemães a Liverpool. A própria Elsie contou mais tarde: “Quando Ritchie nasceu, naquela escuridão causada pelos bombardeios, não entendi por que ele chorava tanto. Só então reparei que o estava segurando de cabeça para baixo”.

No dia 9 de outubro, o casal Alfred e Julia Stanley Lennon também tiveram seu bebê ao qual deram o nome de John (uma homenagem ao pai de Alfred) Winston (homenagem a Churchill) Lennon. Esses dois meninos perderam os pais muito cedo. Richard Starkey abandonou a família e coube a Elsie a tarefa de cuidar do bebê sozinha. Alfred Lennon foi dado como desaparecido e Julia não tinha condições de cuidar de seu pequeno rebento. Assim, sua irmã mais velha Mary Elizabeth (Mimi) Smith acolheu o sobrinho.

Em 1942, os EUA estavam ao lado dos ingleses contra o Eixo e as coisas deram uma amenizada. Foi nesse contexto que James e sua esposa Mary Patricia Mohin McCartney tiveram seu primeiro filho, James Paul McCartney no dia 18 de junho daquele ano.

Em 1943, a guerra estava num impasse e os Aliados procuravam conter as forças de Hitler em todos os palcos (África, Europa Oriental e Ásia). No dia 25 de fevereiro, Harold e sua esposa Louise Harrison tiveram o caçula entre quatro filhos (Louise, Peter e Harry eram os mais velhos).

Essas quatro crianças iriam crescer numa Inglaterra vitoriosa, porém ferida e desgastada por tantos anos de conflito. O antigo Império onde o Sol Nunca Se Põe  e o mundo jamais seriam os mesmos.

Churchill e Union Jack, dois símbolos britânicos

2 Comentários

Arquivado em Beatles Saga, Biografias, Música, Rock and Roll, The Beatles

2 Respostas para “The Beatles Saga: prólogo

  1. Pois é André, e em meio a tantos “50”, nosso Sir fará 70 em junho.

    Vida longa a Paul McCartney, Ringo Starr e aos Beatles!

    Baci

    • Obrigado pela visita, minha amiga.

      Sabe o que a gente podia fazer para comemorar o aniversário do Sir Macca? Um tour de force entre os blogs para fazer postagens especiais. Quando chegar perto de junho, a gente conversa mais sobre isso. Quer seguir o meu blog? Fique à vontade!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s