RIP: grandes nomes da música que se foram, finale

Michael Davis, baixista, cantor, compositor e produtor norte americano, nasceu no dia 5 de junho de 1943 em Detroit, Michigan, EUA. Depois que foi reprovado no curso de belas-artes da Universidade Estadual de Wayne, o jovem Davis fez parte da mais seminal e panfletária banda dos EUA, surgida em Detroit, o MC5. Na banda, ele tocava baixo e fazia vocais e a banda acabou sendo precursora da cena Punk que arrasou os EUA e a Grã-Bretanha nos anos 70. A principal música da banda Kick Out the Jams virou um hino de ativismo engajado. Depois do MC5, fez parte dos projetos Destroy All Monsters com o futuro artista plástico Mike Kelley (que coincidentemente morreu no dia 31 de janeiro deste ano) e Blood Orange. Comandou ainda o revival de sua primeira banda em 2003. Faleceu no dia 17 de fevereiro de 2012 aos 67 anos.

Enrique Sierra, guitarrista espanhol, nasceu em Madrid (?), Espanha em 1957. Em meio a uma verdadeira invasão do Punk na Espanha, Enrique fez parte da seminal Kaka de Luxe como guitarrista. Quando a banda acabou em 1978,  ele foi recrutado pelo pintor e cantor amador Herminio Molero para fundar a banda Radio Futura, resultado dos experimentalismos de Molero com sintetizadores, mais poesia e Punk cru, ingrediente com que o tarimbado Enrique contribuiu para levar a banda a um nível revolucionário na história da música popilar espanhola. Basta dizer que o guitarrista era considerado um dos alicerces do Rock daquele país. Faleceu no dia 17 de fevereiro de 2012, aos 54 anos.

Elizabeth Connell, soprano operística sul-africana, nascida no dia 22 de outubro de 1946 em Port Elizabeth, África do Sul. Estreou em 1972, cantando no Wexford Opera Festival. Em seguida, cantou no Sydney Opera House, importante teatro operístico da Austrália, onde cantou Guerra e Paz (composição de Profokiev, baseado na obra de Leon Tolstoi). Sua atuação vivendo heroínas das óperas de Strauss, Verdi e Wagner eram dignas de nota, embora fosse eficiente em qualquer obra operística ou erudita. Faleceu no dia 18 de fevereiro aos 65 anos.

Fonte:

Wikipedia

Washington Post

El Pais

Jakarta Post

Mid Day

Times of India

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Música, Música Erudita, RIP, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s