RIP: grandes nomes da música que se foram, parte 1

Eis aqui uma lista de pessoas ligadas à música que lamentavelmente desapareceram na semana passada.

Jodie Christian, pianista de Jazz norte americano, nasceu no dia 2 de fevereiro de 1932 em Chicago, Illinois, EUA. Começou sua carreira graças aos pais, pianistas. Aos 12 anos, cantou no coro da igreja e começou a estudar na EScola de Música de Chicago. Nos anos 50, começou a acpmpnhar grandes nomes ligados ao Jazz e Bebop como Eddie Harris, Stan Getz, Dexter Gordon, Gene Ammons, Roscoe Mitchell e Buddy Montgomery. Também foi bandleader e nos anos 60 criou com alguns amigos a Association for the Advancement of Creative Musicians (AACM) ou Associação para o Avanço de Músicos Criativos. Poucos dias depois de completar seu 80º aniversário, ele faleceu no dia 13 de fevereiro de 2012.

Russell Lee Arms, cantor e ator norte americano, nascido no dia 3 de fevereiro de 1920 em Berkeley, California, EUA. Seu início se deu no rádio e na época da Segunda Guerra atuou em alguns fillmes menores, primeiro como contratado da Warner Bros. e depois como free lancer. Atuou com ator coadjuvante em produções para o cinema e para a TV. Como cantor, seu maior hit foi Cinco Robles (Five Oaks) que teve boa receptividade. Ele era mais conhecido também por sua participação no programa Your Hit Parade, um famoso show que teve início no rádio e que durou até 1959. Faleceu no dia 13 de fevereiro, apenas dez dias depois de seu 92º aniversário.

Shamim Ahmed Khan, citarista indiano, nasceu em 1938 em Baroda, Índia. Discípulo do grande Ravi Shankar, que também ensinou George Harrison a tocar cítara, Shamim teve sua iniciação musical no canto, seguindo exemplo do pai, mas decidiu aprender cítara. Em 1967, foi para os EUA com o mentor e fez alguns recitais e até tcou em trilhas sonoras de filmes de Hollywood. Ele tocou em lugares como o Carnegie Hall , Lincoln Center, Barbican Centre e Griffith Centre (EUA), além do Queen Elizabeth Hall em Londres (Reino Unido). Tocou com Ustad Alla Rakha, Buddy Rich e Paul Horn para a cia.  fonográfica World Pacific. Faleceu no dia 14 de fevereiro de 2012, aos 74 anos.

Continua no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Blues, Jazz, Música, Música oriental, RIP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s