RIP: Grandes nomes da música que se foram, finale

Maurice André, trumpetista clássico francês, nasceu no dia 21 de maio de 1933 em Alés, França. Ele era de uma família que vivia de mineração. Por influência do pai, músico amador, ele entrou num conservatório e um de seus professores quase o desencorajou, desafiando-o a completar um difícil exercício de composição. Aceitou o desafio, compeltou o que foi proposto e abraçou com dedicação o ofício musical como trumpetista por excelência, ganhando muitos prêmios na carreira. Faleceu no dia 25 de fevereiro de 2012 aos 78 anos.

Dee Cernille, guitarrista e compositor canadense, nascido em 1965 em Ontário, Canadá. Sua história de vida se confunde com o Sven Galli, banda da qual foi cofundador, em 1987, com Dave Wanless (vocais), Andy Frank (guitarra), Shawn T.T. Mahar (baixo) e Steve Macgregor(bateria). Por desententendimento entre seus membros, o Sven Galli terminou em 1996, tendo um revival em 2007 e em 2009, quando Dee foi diagnosticado com câncer no pulmão, doença que veio a ceifar sua vida no dia 25 de fevereiro de 2012, aos 46 anos.

Red Holloway (James D. Holloway), saxofonista de Jazz norte americano, nascido no dia 31 de maio de 1927 em Helena, Arkansas, EUA. Começou a carreira tocando gaita e banjo, mudando para o saxofone tenor e contralto, quando tinha apenas 12 anos se formou na DuSable High School, tendo tocado na big band da escola com Johnny Griffin  e Eugene Wright. Estudou tambem no Conservatório de Chicago. Apesar de seguir a linha de Jazz, acompanhou diversos nomes dentro do Blues e do Rock como Muddy Waters, B.B. King, Chuck Berry e Etta James de quem era um grande amigo e com quem trabalhou mais extensivamente. Faleceu no dis 25 de fevereiro de 2012, aos 84 anos, exatamente um mês depois da amiga Etta.

Louisiana Red (Iverson Milter), cantor, gaitista e guitarrista de Blues norte americano, nasceu no dia 23 de março de 1932 em Bessemer, Alabama, EUA. Perdeu os pais muito cedo (a mãe morreu de pneumonia e o pai foi linchado pela Klu Klux Klan) e teve na música o seu modo de vida. Gravou alguns disco pela Chess Records e após um peíodo servindo ao exército, tocou durante dois anos com John Lee Hooker. Passou pela Checker Records e gravou seu primeiro disco como artistas solo. Nas décadas seguintes, angariou o respeito de diversos músicos e admiração de várias gerações do Blues. Faleceu no dia 25 de fevereiro de 2012, quase um mês antes de chegar ao seu octagésimo aniversário.

Fontes:

Wikipedia

http://blogs.providencejournal.com/arts-entertainment/subterranean/2012/02/bluesman-thom-enright-dies-at-60.html

http://www.dagbladet.no/2012/02/21/kultur/andreas_lunnan/nrk/tv_og_medier/20337843/

http://www.calgaryherald.com/entertainment/Guitarist+Calgary+band+Women+Christopher+Reimer+dies/6187872/story.html

http://losangeles.broadwayworld.com/article/Lorin-Levee-Principal-Clarinet-for-LA-Philharmonic-Passes-Away-at-61-20120223

http://www.oricon.co.jp/news/entertainment/2007375/full/

http://blog.wfmu.org/freeform/2012/02/billy-strange-1930-2012.html

http://news.in.msn.com/national/article.aspx?cp-documentid=5870600

http://globovision.com/news.php?nid=220185

http://www.peryribeiro.com/biografia.html

http://www.expatica.com/fr/news/french-news/french-trumpet-virtuoso-maurice-andre-dies-aged-78-family_210828.html

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Blues, Datas Marcantes, Jazz, Música, Música Erudita, RIP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s