RIP: Grandes nomes da Música que se foram, parte 2

Lucio Dalla, cantor, compositor, ator e músico italiano, nascido nod ia 4 de março de 1943 em Bolonha, Itália. Começou a carreira musical como calrinetista numa banda de Jazz chamada Rheno Dixieland Band, que contava com seu grande amigo e futuro diretor de cinema Pupi Avati (que dirigiu um filme chamado  Ma quando arrivano le ragazze?, baseado nas histórias de vida de sua juventude). Além da clarineta, tocava sax e piano. Foi o compositor Gino Paoli quem descobriu as qualidades vocais de Lucio, incentivando-o a ser cantor. Participou de muitos festivais, dentre os quais o de San Remo. Sua música Caruso (uma homenagem ao mítico tenor Enrico Caruso) foi um grande sucesso na voz de outro maravilhoso tenor, Luciano Pavarotti, grande amigo de Dalla. Dentre suas descobertas está o estupendo cantor erudito e superstar Andrea Bocelli. Faleceu no dia 1º de março, três dias antes de chegar ao seu 68º aniversário, vítima de um ataque cardíaco.

Gérard Rinaldi, cantor e ator francês, nasceu no dia 14 de fevereiro de 1943 em Paris, França. Com 15 anos, ele descobriu a clarineta e então começou a estudar música. Passou para o saxofone e completou os estudos no famoso Liceu Carlos Magno. Até 1964, tocava numa banda chamada Les Rebellesm que resolveu largar para acompanhar o rocker francês Dick Rivers, uma espécie de Elvis local. Teve que dar um tempo na carreira e foi servir ao exército. De volta à vida civil, uniu-se a Gérard Filipelli, Luis Rego e Donald Rieubon para formar a banda Les problèmes que acompanhava o cantor Antoine. Decidiram ser um grupo performático, vestindo-se com roupas de Carlitos, o vagabundo celebrizado por Chaplin mudando o nome para Les Charlots [N. do Ed. – na França e na Inglaterra, o personagem é chamado Charlot]. Além de shows, também fizeram muitos filmes. Quase um mês depois de chegar ao 69° aniversário, Gèrard faleceu no dia 2 de março de 2012.

Lutfullah Khan, escritor, arquivista, ex-cantor e colecionador paquistanês de origem indiana, nasceu no dia 25 de novembro de 1916 em Madras, India. Sua carreira como cantor começou em 1933, quando gravou para o Serviço de Radiodifusão Indiano. Mas a música ficou num plano secundário para ele quando se naturalizou paquistanês. Ele é dono de uma das maiores coleções de vozes gravadas que se tem notícia. Registros vocais de músicos, políticos e personalidades em geral da Índia fazem parte de seu vasto acervo. Faleceu no dia 3 de março aos 95 anos.

Continua no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Jazz, RIP, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s