RIP: Grandes nomes da Música que se foram, parte 4

Zachary “Jacky” Mekaiten, cantor e compositor israelense nascido em 1951, considerado um dos mais importantes nomes da música contemporânea daquele país. Faleceu no dia 6 de março de 2012 aos 61 anos.

Lucia Mannucci, cantora italiana, nascida no dia 18 de maio de 1920 na Bolonha, Itália. Estudou na Escola de Arte do Movimento, dirigida por Carla Strauss. Desde muito jovem acompanhaou diversas orquestras de rádio e fez turnês com artistas como  Gorni Kramer, Natalino Otto e o Quartetto Cetra. Foi nesse grupo que ela conheceu Virgilio Savona, com quem veio a se casar em 1944. Ela acabou fazendo parte permanente do Quartetto, no lugar de Enrico de Angelis, um de seus fundadores. Ela quebrou um paradigma e foi a primeira mulher a fazer parte do grupo até 1988, quando encerrou as atividades. Ela fez muito sucesso em sua carreira solo. Faleceu no dia 7 de março aos 91 anos.

Ravi Shankar Sharma, diretor musical indiano, nascido no dia 3 de março de 1926 em Delhi, Índia. Aprendeu música de forma autodidata e tocava harmônio como niguém. Decidiu deixar sua cidade natal para tentar a sorte como cantor profissional em Bombaim. Teve sua primeira grande chance ao ser contratado como backing vocalista num filme de Hemant Kumar, seu descobridor. Daí, começou uma extensa carreira trabalhando em trilhas sonoras de filmes na Índia e recebendo muitos prêmios. Para não ser confundido com seu “xará” famoso e patrício, o citarista Ravi Shankar, costuma ser citado pelo seu prenome. Faleceu no dia 7 de março de 2012, poucos dias depois de seu 86º aniversário.

Continua no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grupos vocais, Música, Música oriental, RIP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s