RIP: Grandes nomes da Música que se foram, finale

Andy “Muzukuru” Brown, guitarrista zimbabuano, nascido no dia 15 de março de 1962 em Mberengwa, Zimbabwe (quando o país ainda era um domínio do Reino Unido conhecido como Rodésia). Construiu um banjo quando tinha apenas 6 anos e apesar de passar a infância ajudando a mãe a cuidar de bois e cabras, seu negócio era a música mesmo. O seu apelido “Muzukuru” (algo como “netinho”) vem desde a mais tenra idade. Aprendeu a tocar violão e já crescido foi à luta, tornando-se um dos grandes representantes da música zimbauana. Pouco antes de completar 50 anos, Andy estava fazendo uma viagem pela Suiça, quando voltou para casa acometido de uma pneumonia. Acabou falecendo um dia depois de seu natalício no dia 16 de março de 2012.

Dieter Zechlin, pianista alemão, nascido em 30 de outubro de 1926 em Goslar, Alemanha. Tendo passado quase a vida toda no lado oriental da Alemanha, quando o país foi dividido em dois pelo infame Muro de Berlim, Dieter tocava piano e se tornou um dos principais nomes da música da República Democrática Alemã, sendo laureado com muitoas honrarias e prêmios por sua atuação nos anos 50 e 60. Foi presidente da Academia de Musica e Artes da Alemanha Oriental até 1990, quando aconteceu a reunificação do país. Faleceu no dia 16 de março de 2012 aos 85 anos.

Jorge Goulart, cantor brasileiro, nascido em 16 de janeiro de 1926 no Rio de Janeiro. Jorge começou a carreira em plena Fase Áurea da Música Popular Brasileira e seu primeiro grande sucesso como intérprete foi Xangô (Ari Barroso e Fernando Lobo). Foi uma das grandes estrelas da toda poderosa Rádio Nacional. Grande divulgador do samba de grandes compositores cariocas, Jorge era puxador das escolas de samba Império Serrano, Imperatriz Leopoldinense e Unidos de Vila Isabel. Muito famoso por interpretar marchinhas de carnaval inesquecíveis como Ó Abre Alas e Cabeleira do Zezé. Foi o primeiro a interpretar o clássico A Voz do Morro de autoria de Zé Ketti. Viúvo há muitos anos, ele veio a falecer no dia 17 de março de 2012 aos 86 anos.

Fontes:

Wikipedia

http://au.news.yahoo.com/thewest/a/-/world/13160836/doobie-brothers-drummer-dies-of-cancer-at-age-65/

http://www.gmanetwork.com/news/story/251239/lifestyle/people/pinoy-rock-legend-karl-roy-dies-at-43

http://www.legacy.com/obituaries/pjstar/obituary.aspx?n=edward-milton&pid=156522479

http://nehandaradio.com/2012/03/17/r-i-p-andy-muzukuru-brown-1962-2012/

http://www.focus.de/kultur/kunst/musik-pianist-dieter-zechlin-gestorben_aid_725771.html

http://entretenimento.r7.com/musica/noticias/morre-joao-goulart-cantor-de-marchinhas-como-abre-alas-e-cabeleira-do-zeze-20120318.html

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Música, Música Erudita, MPB, RIP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s