RIP: Grandes nomes da música que se foram, parte 3

Ernie Williams, guitarrista e cantor de Blues norte-americano. Nascido em 1925 em Halifax County, Virgínia, começou a tocar guitarra aos 13 anos, tendo participado de muitas jam sessions com Bluesmen de sua localidade. Aos 19, foi tentar a vida em Nova York, tendo desembarcado no Harlem, onde foi calouro no legendário Apollo Theather. Depois foi músico na noite novaiorquina, até se mudar para a cidade d Albany, capital do Estado de Nova York, onde trabalhaou em diversos empregos para sustentar a família. De dia, no batente e ás noites empinhando sua guitarra. Lá, ele ficou conhecido como o Embaixador do Blues em Albany. Nos anos 70, formou sua banda mais conhecida, The Wildcats. Faleceu no dia 21 de março aos 87 anos.

David Eric Lowen, compositor norte americano, nascido em Los Angeles, Califórnia, EUA no dia 23 de outubro de 1951. Nos anos 80, começou uma bem sucedida parceria com o cantor e guitarrista Dan Navarro. Jutnos, eles escreveram muitos hits para Pat Benatar (We Belong), The Bangles (Everything I Wanted), Dave Lee Roth (è época em carrreira solo), The Bangles, The Temptations, Dave Edmundse The Four Tops, entre outros. Nos anos 90, decidiram atuar como músicos e gravaram muitos discos. Contudo, em 2004, Eric foi diagnosticado com ALS (Esclerose lateral amiotrófica) ou Doença de Lou Gehrig e eles tiveram que diminuir todos os compromisso até o derradeiro show do duo em 2009. Depois,disso e com a bênção do parceiro, Navarro começou uma bem sucedida carreira solo. Eric sucumbiu à doença em 23 de março de 2012. Ele tinha 60 anos.

Will, vocalista norte americano, nascido em 29 de agosto de 1971. Como todos o garotos do final dos anos 80 e início dos 90, Will viu surgir diversas vertentes do Heavy Metal a partir de bandas pesadas como o Pantera, que inspirou a criação do Mastic Scum, banada para a a qual entrou em 1993. Depois de muitos álbuns e shows, ele deixou a banda em 2008. Morreu num acidente de carro no dia 23 de março de 2012 com apenas 40 anos de idade.

Khalil Shaheed, trumpestista e professor de música norte americano, nascido sob o nome Thomas Howard Hall em 1949 em Pittsburgh, Pensilvania, EUA.Mudou-se para Chicago ainda criança. Lá teve sua iniciação musical. Quando já estava bem adiantado na esocla, começou a tocar no Teatro Regal, sempre substituindo os músicos que lá se apresentavam. Mudou-se para San Francisco, Califórnia para estudar Educação e Performance Musical. Lá conheceu o batera Buddy Miles, com quem começou a fazer algumas tours. Khalil chegou até a participar de alguns álbuns do parceiro, tornando-se figurinha carimbada na cena jazzy. Tocou ainda com feras como Jimi Hendrix e Taj Mahal. Participou das bandas Big Belly Blues, The Open Mind Ensemble, The Redwood Brass e The Mo’ Rockin Project, até formar seu próprio combo, The Khalil Shaheed Quartet. Também foi um excelente educador musical. Faleceu no dia 23 de março de 2012 aos 62 anos.

Continua no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Blues, Jazz, Música, RIP, Soul e R & B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s