RIP: Grandes nomes da música que se foram, parte 4

Iqbal Bahu ou Muhamad Iqbal, cantor sufista (sufismo: corrente mística do Islamismo a partir de cãnticos sagrados) indiano, nascido em 1944 em Gurdaspur, Punjab, Índia. Quando a Índia se separou do Paquistão, sua família se mudou para lá e se estabeleceu em Lahore. Embora tenha começado como banqueiro, foi como sufista que Muhamad se tornou mais conhecido. Seu envolvimento com a técnica do bem conhecido santo sufista do século XVII, Sultão Bahu, fez com que mudasse seu nome para Iqbal Bahu.Depois de todos anos de dedicação, tornou-se um mestre sufista, vindo a atuar em diversos lugares e até em Londres. Faleceu no dia 24 de março de 2012 aos 68 anos.

Shigeru Kinjō, músico japonês especialista em tocar sanshin, instrumento de cordas originário de Okinawa, ancestral do shamisen, que lembra um banjo de três cordas, nascido em 1934. Faleceu em 24 de março de doença pulmonar aos 78 anos.

Vincent James “Vince” Lovegrove, cantor, produtor, empresário e jornalista australiano, nascido no dia 19 de narço de 1947 em Fremantle, Austrália. Começou a carreia cantando em grupos locais como The Dymensions e The Winstons. Em 1965, The Winstons se fundiram a seus rivais The Spektors, dando origem a The Valentines, onde dividia o microfone com Bon Scott, futuro vocalista do consagrado AC/DC. Os outros membos da banda eram: Wyn Milson (guitarra líder), Ted Ward (guitarra rítmica), John Cooksey (baixo). Eles gravaram várrias músicas compostas pela dupla George Young e Harry Wanda, conhecidos músicos/compositores da banda The Easybeats. Com o fim da banda em 1970, por diferenças artítisticas e uso de drogas, Vince começou a trabalhar como jornalista no jornal Go-Set, o primeiro veículo do tipo dedidcado à músca na Austrália. Tentou uma breve carreira solo com cantor mas acabou desistindo. Além de jornalista, começou também a empresariar algumas bandas asutalianas e a trabalhar como executivo em televisão. Faleceu no dia 24 de março de 2012, poucos dias após chegar aos 65 anos.

Marion Marlowe, cantora e atriz norte americana, nasceu Marion Townsend no dia 7 de março de 1929 em St. Louis, Missouri, EUA. Ela começou a ter lições de canto quando tinha 12 anos e estudou no Conservatório Real de Londres, sob a orientação de Sir Thomas Beecham. De volta aos EUA, ele dividiu um quarto com a futura diva do cinema Marilyn Monroe no Hollywood Studio Club enquanto treinava com Sigmund Romberg. Entre 1950 e 1955, ela trabalhou na série televisiva Arthur Godfrey & His Friends da CBS, onde fazia duetos com Frank Parker. Ela se casou com o produtor Larry Puck e ambos foram despedidos por Arthur Godfrey. No final d a década, começou a trabalhar como atriz de teatro, fazendo o papel da Baronesa Elsa Schraeder em The Sound of Music (A Noviça Rebelde) de 1959 a 1963. Faleceu no dia 24 de março de 2012, dias depois de ter completado 83 anos.

Conclui no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Música, Música oriental, RIP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s