RIP: Grandes nomes da música que se foram, finale

Alexander Grigorevich Arutiunian, compositor e pianista armênio, nascido no dia 23 de setembro de 1920 em Yerevan, Armênia. Filho de militar, Alexander começou a se interessar por música ao conhecer o famoso compositor armênio Alexander Spendiaryan (1871-1928). Com apenas sete anos, ele entrou para o grupo infantil do Conservatório Estadual de Yerevan. Aos 14, começou a estudar com grandes mestres como O. Babasyan (piano), S.Barkhudaryan and V. Talyan (composição). Ele se formou em 1939, às vésperas da Segunda Guerra Mundial e depois do conflito mudou-se para Moscou, sede da União Soviética, onde morou dois anos e onde participou de workshops na Casa de Cultura Armena. Também estudou composição com Genrikh Litinsky. Em 1948, voltou às Armênia, onde começou a lecionar músca, até ser apontado como diretor artítistico da Filarmônica Estadual Armena em 1954. Se tornou membro efetivo da União de Compositores da URSS e da União de Compositores Soviéticos da Armênia. Mesmo o fim do bloco soviético não diminuiu sua importância como grande nome da música armena. Faleceu no dia 28 de março de 2012, aos 91 anos.

Jerry McCain, gaitista de Blues norte americano, nascido no dia 18 de junho de 1930 em Gadsden, Alabama, EUA.Escolheu a harmônica como instrumento e tocava e bares e esquinas por uns trocados. Um admirador do lendário bluesman Little Walter, Jerry acabou conhecendo o mestre em 1953, quando ele fez um show em sua cidade natal. Um ano depois do histórico encontro ele fez sua estreia fonográfica pela Trumpet Records. Seu irmão Walter participou das sessões tocando bateria. Quando esteve no selo Excello, ele começou a desenvolver uma técnica própria de amplificação do som de sua gaita. Trabalhou no selo Okeh Records da Columbia e no selo Jewel de Nashville. Era um gaitista muito requistado. Faleceu no dia 28 de março de 2012 aos 81 anos.

Earl Eugene Scruggs, banjista e guitarrista norte americano, nascido no dia 6 de janeiro de 1924 em Shelby, Carolina do Norte, EUA. Começou a tocar banjo por influência do pai, que tocava bem o instrumento e que morreu quando Earl tinha apenas quatro anos. Seus outros irmãos também tocavam banjo e guitarra e a mãe tocava órgão. Começou a carreira de músico ao juntar-se à banda de Bill Monroe, The Blue Grass Boys em 1945. Earl tinha um estilo próprio de dedilhar usando três dedos aque ficou conhecido como Estilo Scruggs. Em 1948, ele e o guitarrista Lester Flatt deixaram o combo de Monroe para formar sua própria banda, Foggy Mountain Boys. Os dois amigos participaram do famoso seriado A Família Buscapé (The Beverly Hillbillies), como amigos do protagonista Jed Clampett. Depois de quase 20 anos juntos, Scruggs e Flatt deram fim à banda, que naquele altura se resumia a uma dupla e o banjista formou uma outra junto com seus filhos. Junto com uma nova geração de músicos country e roqueiros, se tornou um ativista contra a Guerra do Vietnã. Faleceu no dia 28 de março de 2012 com 88 anos.

Zoran Zomic, guitarrista australiano de origem croata, nascido em 1966. Fez parte do irreverente grupo de Indie Rock australiano Chocolate Starfish que fez parte da cena roqueira de 1990 a 1998, sendo que ele integrou a banda em 1994. Em 2011, foi anunciado que a banda voltaria á ativa para uma série de shows. Infelizmente, o talentoso e querido Zoran acabou sucumbindo ao câncer no dia 31 de março de 2012, com apenas 47 anos de idade.

Fontes:

Wikipedia

http://www.thedeadrockstarsclub.com/2012.html

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Blues, Música, Música Erudita, RIP, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s