RIP: Grandes nomes da música que se foram, parte 1

Jimmy Little (James Oswald Little), cantor, compositor, guitarrista e ator australiano, nascido no dia 1º de março de 1937 na Missão Cummeragunja em Nova Gales do Sul, Austrália. De origem aborígene, ele era filho da Yorta Yorta Frances (cantora de yodel) e do Yiuin James Littl, Sr. (comediante e sapateador), dois artistas do vaudeville australiano. Jimmy não poderia seguir caminho diferente e desde a tenra idade tinha todo o jeito de artista. Infelizmente perdeu a mãe ainda criança. Aos 13 aprendeu a tocar violão e gaita e aos 16 foi tentar a vida em Sydney. Participou de alguns programas de calouros e tinha como influência os cantores Nat King Cole e Jim Reeves. Em 1956, conseguiu seu primeiro contrato de gravação na Regal Zonophone Records e mudou-se de vez para a cidade grande. Em 1958, casou-se com a cantora Marjorie Rose Peters. Em 1959, tiveram uma filha Frances (em homenagem à mãe de Jimmy). Do fim dos anos 50 em diante, teve uma bem sucedida carrreira artística à fete de seu grupo Jimmy Little Trio. Faleceu no dia 2 de abril de 2012, apenas um mês após completar 75 anos.

O’ Brian Eselu, cantor e Kumu Hula norte americano (mestre em dançar a Hula, dança tradicional havaiana), nasceu em 1955 no Havaí, EUA. Como todo havaiano que se preze, ele começou a aprender a Hula ainda pequeno. Fazia números cômicos e decidiu se aperfeiçoar. Seus esforços foram recompensados quando se sagrou campeão de torneios nacionais e internacionais daquela dança. Seu primeiro título veio em 2004. Faleceu, inesperadamente, no dia 3 de abril de 2012 aos 56 anos.

Jimmy Mullen, cantor de Doo Wop norte americano, nascido James G. Mullen no dia 10 de novembro de 1942 em Philadelphia, Pensilvania, EUA. Começou a carreira cantando como barítono no grupo branco de Doo Wop The Bancrofts junto com os amigos Jack McKnight (primeiro tenor) e Mickey Neill (segundo tenor). Com a entrada do baixo Bobby Riccobene em 1959, mudaram o nome para The Four Epics, chegando a fazer um relativo sucesso. Houve algumas mudanças na formação do grupo, que recebeu nomes como The Exodus e The Exodus II. No últimos anos, Jimmy trabalhava como treinador de golfinhos no Marine Worlds 6 Flags. Faleceu no dia 4 de abril, aos 69 anos, sendo um dos únicos membros originais dos Four Epics ainda vivos.

Jimmy Mullen ao lado dos Four Epics

Cynthia Dall, cantora, guitarrista, fotógrafa e fanzineira norte americana, nascida Cynthia Meggin Loya no dia 12 de março de 1971 em Sacramento, California, EUA. Começou na música em 1994, quando gravou um disco ao lado do então namorado Billy Calahan numa banda chamada Smog, de estilo Lo-Fi, que ficou muito conhecida no meio alternativo. Eles apareceram no conhecido filme Alta Fidelidade, mas nessa altura, Cindy já tinha embarcado em sua carreira solo, tendo gravado o primeiro disco e 1996. Sua fama no mundo alternativo se deve a fotos de estilo transgressor que ela tirava para a revista underground Rollerby. Em 2002, ela gravou seu segundo disco. Enquanto preparava material para seu terceiro álbum, ela faleceu de forma prematura, aos 41 anos no dia 5 de abril de 2012.

Conclui no próximo post.

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Música, RIP, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s