RIP: grandes nomes da música que se foram, parte 2

Christopher Gambles, baixista e vocalista inglês, nascido em 1962 em Wigan, na região da Grande Manchester, Inglaterra. Conhecido como Slip, ele tocou guitarra em várias bandas até que em 2003, foi convidado pelo primo, o então baixista Darren Butler para uma jam com sua banda a Audio Rush, formada uns dois anos antes. Ao tocar baixo com eles, Chris agradou os colegas de Darren, Christopher David (guitarra líder, vocais) e Gary Fishburn (guitarra rítmica, vocais) e ele foi convidado a integrar a banda. Darren dedidiu ir para a batera e estava completo o line up. Mas o carisma do novo membro do grupo obrigou-os a mais uma alteração no time. Chris se tornou o frontman e a banda chamou o baixista David Stone, convertendo-se, assim num quinteto. Um de seus melhores momentos foi uma série de apresentações no mítico Cavern Club (na verdade uma réplica do original). Faleceu aos 49 anos no dia 16 de abril de 2012, vítima de uma doença no fígado.

Audio Rush: Chris Gambles é o último da esq. p/ dir.

Dimitris Mitropanos, cantor grego, nascido no dia 2 de abril de 1948 em Trikala, situada no noroeste da Tessália, Grécia. Começou a carreira em 1964, com apenas 16 anos. Com isso, sustentava a família. Depois de algum tempo cantando em clubes, ele trabalhou com os melhores compositores da Grécia como Mikis Theodorakis, Stavros Xarhakos, Giorgos Zabetas, Manos Hadjidakis, Marios Tokas e Thanos Mikroutsikos. Após muitos hits locais, converteu-se num verdadeiro mestre do estilo Laikós (como é chamada a música popular e folclórica grega). Faleceu no dia 17 de abril de 2012 aos 63 anos. 

Brian Jack, guitarrista e cantor norte americano. Nascido Brian Giacubeno no dia 16 de agosto de 1965 em Baltimore, Maryland, EUA. Começou a tocar ainda quando cursava o ginasial. Em 1983, chamou Larry Hinshaw (vocais), Phil Wiser (baixo), Jimmy Shafer (guitarra líder) e Steve Albinak (bateria) para formar o Child’s Play. Logo no início a banda teve uma mudança na formação, com a adição de John Allen no lugar de Albinak e Nicky Kay substituindo Shafer. A banda começou a chamar a atenção na cena local e depois de enviar algumas demos à gravadora Chrisalis Records, gravaram seu álbum de estréia Rat Race de 1990, que teve muita repercussão. Um anos depois de a banda gravar o álbuns Promise of Love e Collage. Faleceu no dia 17 de abril de 2012, aos 46 anos. 

Dick Clark, apresentador de TV norte americano, nascido Richard Wagstaff Clark no dia 30 de novembro de 1929 em Bronxsville, Nova York, EUA. Estudou no A.B. Davis High School e aos 10 anos, decidiu trabalhar no rádio. Passando o tempo e ainda tendo sua meta de vida, ele ingressou na Universidade de Syracuse, onde se graduou em 1951. Mas começou a trabalhar no rádio em 1945, através de um tio. Fazendo estágio na emissora WRUN, ganhou um porgrama de múicas Country. Mas foi na TV que ele encotrou sei porto seguro. Começou apresentando um programa dedicado ao Country. Depois começou a participar como convidado do Bob Horn’s Bandstand. Em 1956, tornou-se o apresentador principal e o programa teve o nome alterado para American Bandstand. Nesse programa, que marcou época na história da TV norte americana e do Rock and Roll em geral, brilharam nomes como Elvis Presley, Beach Boys, Ike & Tina Turner, Jackson Five, Talking Heads, Madonna, U2, Nirvana e muitos e muitos outros. Por seu carisma e admiração entre os jovens, ele era chamado de O Adolescente mais Velho do Mundo. Sua apresentação da tradicional Festa de Reveillon norte americano em Times Square era uma verdadeira instituição nacional. Durante os anos 90, apresentou o Miss Universo. Em 2004, foi afastado da TV após um derrame. Veio a falecer no dia 18 de abril de 2012, aos 82 anos. Era considareado, ao lado de Ed Sullivan, um dos maiores apresentadores de TV de todos os tempos.

Continua no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, RIP, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s