RIP: grandes nomes da música que se foram, parte 4

Joe Muranyi, clarinetista de Jazz, produtor e crítico norte americano, nascido Joseph P. Muranyi no dia 14 de janeiro de 1928 em Martin’s Ferry, Ohio, EUA. Escolheu a clarineta e aprendeu improvisação jazzística com o grande pianista Lennie Tristano (1919-1978), mas sempre teve preferência e paixão pelo estilo Dixieland e Swing. Depois de uma temporada tocando na banda das Forças Armadas dos EUA, mudou-se para Nova York e começou a estudar na Escola de Música de Manhattan e na Universidade Columbia. Na década de 50, tocou sob a direção do guitarrista Eddie Condon e a colaboração dos músicos with Jimmy McPartland, Max Kaminsky, Yank Lawson, Bobby Hackett, and Red Allen. No decorrer da década tocou com  Red Onion Jazz Band (1952–54), Danny Barker (1958), and Wingy Manone. Nos anos 60, tocou com The Village Stompers e no final da década tocou com o grande Satchmo (Louis Armstrong) até a morte dele. Faleceu no dia 20 de abril de 2012 aos 84 anos.

Muranyi ao lado do mestre Satchmo

Bert Weedon, guitarrista inglês, nascido Herbert Maurice William Weedon no dia 20 de abril de 1920 em Burges Road, East Ham, Inglaterra. Coemçou a aprender violão clássico aos 12 anos e decidiu ser músico porfissional. Em sua adolescência na década de 30, fez parte dos grupos Blue Cumberland Rhythm Boys e Bert Weedon and His Harlem Hotshots. Em 1939, fez uma apresentação solo na sede da prefeitura de East Ham. Começou a companhar artistas como Stephane Grapelli e George Hearing, além de fazer parte de big bands e orquestras, como a de Ted Heath e Mantovani. Juntou-se à BBC Show Band sob direção de Cyril Stapleton, onde já desenvolvia suas performances como solista e no fim dos anos 50 trabalhou como músico de estúdio para artistas como Adam Faith, Billy Fury e Tommy Steele, todos tentativas de criação de um Elvis Presley britânico. Também foi requisitado para acompanhar as turnês de artistas norte americanos como Frank Sinatra, Judy Garland e Nat King Cole. Foi o primeiro guitarrista britânico a entrar no chart das paradas britânicas com seu clássico Guitar Boogie Shuffle. Seu estilo de tocar acabou influenciando toda uma geração de guitarristas: George Harrison, John Lennon, Paul McCartney, Pete Towshend, Eric Clapton, Hank Marvin, Jimmy Page e até Brian May e Mark Knopfler, para ficarmos nos mais famosos. Segundo um levantamento, ele fez cerca de 5000 aparições em programas da BBC. Foi condecorado com a Ordem do Império Britânico por seus serviços em prol da música. Faleceu no dia 20 de abril de 2012, aos 92 anos, completados uma semana antes, após enfrentar uma longa doença que o debilitou.

 

Bert Weedon ao lado de seus discípulos Brian May e George Harrison

 

Duke Dawson, baterista norte americano, nascido Horace Dawson no dia 21 de julho de 1929 em Pontiac, Michigan, EUA. Trabalhou com grandes nomes do Blues como Washboard Willie’s Band, The Harmonica Shah Blues Band, John Lee Hooker, Eddie Kirkland, Eddie Burns, Bobo Jenkins, Uncle Jesse White And The 29th Street Blues Band, The Butler Twins e C. J. Morris And His Back Alley Blues Band. Faleceu no dia 20 de abril de 2012 após complicações em uma cirurrgia, aos 82 anos.

Ikuzo “Ikuzone” Baba, baixista japonês, nascido em 1966 (cidade ignorada). Ele era um músico com uns 10 anos de experiência quando foi recrutado, em 1996, pelo jovem baterista Makoto Sakurai a integrar o Dragon Ash, que depois de muitas reformulações contava com Kenji “Kj” Furuya (vocais), Bots (DJ), Hiroki (guitarra), Dri-V e Atsushi (dançarinos). Fizeram um estrondoso sucesso no Japão, pelo seu som que mistura punk, hip-hop e reggae com letras positivas diferenciando-se do estilo Gangsta norte americano que faz apologia à violência. Também se tornaram conhecidos mundo afora através da MTV. Ikuzone teve insuficiência cardíaca aguda e faleceu no dia 21 de abril de 2012. Ele tinha 46 anos.

 

Continua no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Música, Música Erudita, RIP, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s