RIP: grandes nomes da música que se foram, parte 5

Pops Carter, cantor de Blues e Soul norte americano, nascido Thomas “Tom” Carter em 1919 em Shreveport, Louisiana, EUA. Ele começou na música so 12 anos, quando sua família se mudou para Houston, Texas. Ainda bem jovenzinho, ouviu e bebeu na fonte de mestres como Lead Belly, Blind Lemon Jefferson e T-bone Walker, tendo atuado com grandes feras do Blues como B.B. King, Lightnin’ Hopkins, Clarence “Gatemouth” Brown, Freddy King e Little Milton. Formou sua banda Pops Carter & The Funkmonsters. Mesmo no alto de seus 90 anos, ele tinha a disposição e o fôlego de um jovenzinho de 15. Essa figuraça folclórica, querido dos mais jovens, que marcou presença em muitos festivais de Blues faleceu no dia 22 de abril de 2012, aos 92 anos.

Koichi Iwashiro, compositor japonês, nascido em 1932 em Kumamoto, Japão. Começou a carreira bem novinho, tendo composto o hino da escola onde estudou. Na idade adulta escreveu hinos de caráter patruótico e institucional, bem como temas de programas de TV e peças de teatro. Faleceu aos 81 anos de câncer no pulmão no dia 22 de abril de 2012.

(Imagem não disponível)

Billy Bryans, percussionista, escritor, produtor e DJ canadense, nascido William Taylor Bryans no dia 15 de setembro de 1949 em Toronto, Ontário, Canadá. Pssou a infância e a adolescência em Pointe-Claire, Quebec e lá formou sua primeira banda, MG & The Escorts, que chegou a lançar três singles de repercussão nacional, o que proporcionou que abrissem um show dos Beach Boys em sua turnê pelo Canadá nos anos 60. Em 1970, depois de se formar em Literatura Inglesa na Universidade Sir George Williams, Billy mudou-se para Montreal com sua banda, Theodore’s Smokeshop. Começou a fazer nome na regiaõ e produziu i disco de estreia da Downchild Blues Band, Flip, Flop and Fly. Em 1979, foi apresentado à sua parceira mais regular, Lorraine Segato, com quem desenvolveu alguns projetos musiciais como o Parachute Club. Nos anos 2000, ele começou a atuar como promoter de música latina no Canadá. Em 2006, foi diagnosticado com câncer no pulmão, doença contra a qual lutou incansavelmente, tendo suscumbido no dia 23 de abril de 2012, aos 62 anos.

Chris Ethridge, baixista norte americano, nascido John Christopher Ethridge no dia 10 de fevereiro de 1947 em Meridian, Mississipi, EUA. Aos 17 anos, já tocava em algumas bandas sulistas e se mudeou para a California, onde conheceu o lendário Gram Parsons, com quem tocou na Internacional Submarine Band. Depois do fim da ISB em 1968, Chris continuou tocando com Parsons diversas vezes. Numa delas, os dois amigos formaram a lendária banda Flying Burrito Brothers. Ethridge tocou baixo e piano no disco The Gilded Palace of Sin e depois saiu. Quando Parsons também deixou a Burrito, voltaram a trabalhar juntos, excursionando com feras como Byron Berline, Emmylou Harris, Clarence White, Gene Parsons, Sneaky Pete Kleinow e Roland White. Após a morte do grande amigo em 1974, Chris formou a banda informal Docker Hill Boys,[que incluía em sua formação Gene Parsons e Joel Scott Hill. Eles acabaram reativando a Burrito no ano seguinte, contando com Sneaky Pete e Gib Guilbeau, gravando o álbum Flying Again. Depois de sair da banda mais uma vez em 1976, começou a trabalhar como músico de estúdio de nomes como Judy Collins, Johnny Winter, Ry Cooder, Leon Russell, Randy Newman, Linda Ronstadt, The Byrds and Jackson Browne. Ele também excursionou com a banda de Willie Nelson por quase oito anos e mais tarde tocou com a Kudzu Kings. Faleceu no dia 23 de abril de 2012, aos 65 anos.

Continua no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Blues, Música, Música Erudita, RIP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s