RIP: grandes nomes da música que se foram, parte 6

Tommy Marth, saxofonista, compositor e modelo norte americano, nascido Thomas Christian Marth Jr. no dia 23 de novembro de 1978 em Las Vegas, Nevada, EUA. Seus pais Tom Marth Sr. e Diane Edington eram músicos e ele tinha mais dois irmãos. Seu pai começou a ensná-lo atocar bateria quando tonha apenas quatro ano. Mas foi no sax que Tommy achou seu caminho, especialmente depois de ouvir uma fita de Stan Getz. Tommy e os irmãos Ryan e Melissa eram uma espécie de Três Mosqueteiros da Música e brincavam de tocar. Quando estudou no Chaparral High School, ele conheceu Mark Stoermer, que tocava baixo. Juntos formaram um grupo de Jazz. Enquanto ainda não pintava a grande cahnce na múica ele trabalhou como modelo. Estudou cinema e se graduou na Universidade de Nevada. Tocou na Las Vegas All Star Jazz Band e fazia freelance escrevendo para o jornal Las Vegas CityLife. O velho amigo Mark convidou-o a tocar no segundo disco de sua banda, The Killers, e após um show no programa de Jay Leno, ele se tronou membro fixo. Em 2008, fez uma participação num disco da banda Black Camaro, voltando depois a se juntar aos Killers. Pouco depois, tocou na banda formada pelos irmãos Ryan e Melissa, The Big Friendly Corporation. No dia 23 de abril de 2012, seu corpo foi encontrado com um tiro na cabeça e tudo leva crer que o jovem música tenha se suicidado de forma prematura, com apenas 33 anos.

Kishiko Wakamatsu, pianista japonesa, nascida em 1916 em Kyoto, Japão. Estudou na Escola de Música de Tóquio e após se formar, mudou-se para Iwaki, onde fundou uma escola de música. Chegou a ter mais de 1000 alunos nas turmas onde lecionou e fez muitos recitais. Faleceu no dia 23 de abril de 2012, de pneumonia, aos 96 anos.

(Imagem não disponível)

Ubaldo de Lío, guitarrista e compositor argentino especialista em tango, nasceu no dia 11 de março de 1929 em Buenos Aires, Argentina. Começou a tocar aos seis anos de idade, tendo como professores Juan Spumer e José Canet. Aos nove, entrou para o Conservatório Nacional, de onde saiu com o título de professor de guitarra com apenas 13 anos. Um ano depois, esse enfant terrible já estava tocando profissionalemente para José María de Hoyos com o conjunto de Huachi Pampa. Trabalhou também com o músico Hilario Cuadro e José Luis Padula na rádio Prieto. Entre 1944 e 1946 fez parte do cast de de músicos da radio Belgrano, junto com os guitarristas Vila, Ciacio y Cortese. Eles acompanharam os cantores Edmundo Rivero, Alfredo Bermúdez e Alberto Serna.Nos anos 50, partiu para experiência mais jazzísticasm frmando um quinteto que contava com o então desconhecido pianista Lalo Schifrin, que à época tinha apenas 20 anos. Com esse grupo, tocou no Hot Club na França. Mas o estilo pelo qual se tornou famoso foi o tango. Faleceu no dia 24 de abril de 2012, aos 83 anos.

Dicró, sambista e cantor brasileiro, nascido Carlos Roberto de Oliveira no dia 14 de fevereiro de 1946 em Mesquita, RJ, Brasil. Criado na Favela da Jacutinga, desde pequeno, ele frequentava as rodas de samba no terreiro da mãe, que era mãe de santo. Depois começou a atuar como compositor em escolas de samba como a Beija Flor e Grande Rio. Como sempre assinava os sambas com suas iniciais, CRO, começaram a chamá-lo de De Cró, até ficar Dicró. Nos anos 70, influenciado pelo Samba de Breque de Moreira da Silva (1902-2000), ele começou a compor sambas com letras engraçadas, na maioria falando mal da própria sogra. Uma de suas músicas mais famosas era Olha a Rima, cheia de duplo sentido. Nos anos 90, ele gravou com Moreira e Bezerra da Silva (1927-2005) o irreverente disco Os Três Malandros In Concert, paródia com os famosos Três Tenores (Pavarotti, Domingo e Carreras). Diabético, faleceu no dia 25 de abril de 2012, ao voltar de uma hemodiálise aos 66 anos.

Continua no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Música, Música latina, RIP, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s