Grandes Nomes do Rock: The Who, parte 1

 Uma das principais bandas inglesas da segunda metade dos anos 60 e muito querida da cena Mod de Londres. Sua marca registrada era a destruição de instrumentos e aparelhagem após os shows. Também foi a primeira a lançar uma Ópera Rock. Vamos falar de The Who.

Pete Townshend (nascido Peter Dennis Blandford Townshend no dia 19 de maio de 1945 em Londres, Inglaterra), cujo pai era o saxofonista Cliff Townshend (1916-1986) da Royal Air Force Dance Orchestra, popularmente chamada The Squadronaires. Sua mãe, Betty Dennis Towshend era cantora e por isso, ele cresceu no meio da música. Quando assistiu ao filme Rock Around the Clock, o menino se apaixonou pelo Rock and Roll, como muitos de seus amigos da vizinhança. Naquela época, era muito comum os jovens formarem bandas de Skiffle pelas ilhas britânicas afora. Aos 12 anos, ganhou da avó sua primeira guitarra e começou a ser influenciado por diferentes vertentes como o Blues de John Lee Hooker, o R&B tribal de Bo Diddley e os experimentalismos instrumentais dos virtuoses Hank Marvin (The Shadows) e o norte americano Link Wray.

No começo da década de 60, tinha intenção de se tornar artista gráfico, razão pela qual começou a estudar no Ealing Art College. Mas seu negócio era música mesmo, pois formou com o colega de escola John Entwistle (nascido John Alec Entwistle em 9 de outubro de 1944 em Londres, Inglaterra), que tocava trompa, o duo de Dixieland Trad Jazz The Confederates, onde tocava banjo. John tinha em comum com o amigo o fato de seus pais Herbert e Queenie Entwistle serem músicos (tocavam trumpete e piano, respectivamente). John começou a aprender trompa, trompete, guitarra, piano e baixo, instrumento que se tornaria mais corrente em sua vida.

Certa feita, de baixo pendurado no ombro, ele encontrou na rua um carinha chamado Roger Daltrey (nascido Roger Harry Daltrey no dia 1º de março de 1944 em Londres, Inglaterra) que o chamou para entrar em sua banda, The Detours, formada em 1961, onde tocava guitarra líder. Além de Roger, faziam parte da banda Doug Sandom (bateria) e Colin Dawson (vocais). Entwistle aceitou o convite de Daltrey, desde que eles aceotassem seu amigo Pete. O guitarrista, a princípio pensou em refugar, mas topou entrar para a banda ao se amarrar nos amplificadores Vox de 15 watts que eles tinham.

Em 1963, Os Detours se converteram num quarteto, pois Colin Dawson foi chutado e Daltrey assumou os vocais. Reza a lenda que isso aconteceu depois que Roger viu um show da banda Johnny Kidd & The Pirates. Ele ficou deslumbrado com a performance do frontman e teve uma epifania. Desde então deixou a guitarra de lado e começou a se aperfeiçoar no microfone. Com isso, Pete e John tiveram que se adaptar à falta de uma guitarra na banda. Isso ajudou John a consolidar sua técnica no baixo, que passou a funcionar como se fosse uma guitarra base e Pete assumiu a guitarra líder. A exemplo dos Beatles, que compunham seu próprio material, a banda também tocava músicas próprias. Aí, eles começaram a chamar atenção na cena londrina. Porém havia um problema: John descobriu que já tinha uma banda chamada The Detours no pedaço e tiveram que mudar de nome.

Em 1964, após falharem num teste para a Fontana Records, um executivo apontou Doug Sandom, o batera, como o culpado e então, seus colegas, de comum acordo decidiram por sua dispensa. Outra versão dá conta de que, Sandom saiu por ser muito mais velho que seus colegas (ele nasceu em 1936). Durante um tempo, a banda usou diversos bateristas de estúdio. Foi aí que entrou em cena o moleque Keith Moon (nascido Keith John Moon no dia 23 de agosto de 1946), de uns 17 anos. Dizem que ele estava na plateia de um show da banda, todo de vermelho e disse que tocava melhor que o baterista que os acompanhava. Deram-lhe uma chance e ele acabou arrebentando o bumbo da bateria e ainda ficou com a vaga. Outra versão fala que Moon simplesmente fez um teste e foi admitido. Por sugestão de um colega de Pete, Richard Barnes, eles mudaram o nome para The Who. Tinha início uma lenda do Rock.

The Detours: banda que deu origem ao The Who

Continua no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Nomes do Rock, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s