Grandes Nomes do Rock: The Mamas & The Papas, finale

Em 1967, veio o Festival Monterey Pop, onde a banda fez uma participação pequena em benefício de outros grandes nomes que participaram como Jimi Hendrix, Otis Redding, The Who, Big Brother & The Holding Company apresentando Janis Joplin, Ravi Shankar e outros. Foi nessa época que John Phillips compôs e seu velho amigo Scott Mckenzie gravou o grande sucesso San Francisco (Be Sure to Wear Some Flowers in Your Hair). Depois de participar do Ed Sullivan Show, o grupo foi para a Europa para espairecer as ideias. John e Cass Elliot entraram em rota de colisão um com o outro após o líder da banda a haver insultado publicamente, o que fez a cantora querer sair. Por força do contrato com a gravadora, ela teve que permanecer para a gravação de The Papas & The Mamas, o quarto disco da banda. John e Michelle tiveram uma filha Chyna Phillips e ele gravou seu primeiro álbum solo, The Wolf King of LA. Elliot gravou os discos Dream a Little Dream of Me (cujo single contendo a música foi um grande sucesso) e California Earthquake.

Em 1971, após um lapso de três anos, a banda resolveu se reunir uma última vez para gravar e lançar seu derradeiro álbum, People Like Us, o único que não teve a produção de Lou Adler, ficando essa função a cargo de John Phillips. Mama Cass não teve tanta participação nesse álbum pois estava muito doente. Denny e Michelle tiveram que se desdobrar para compensar a ausência da colega em algumas faixas. Nesse canto do cisne, só houve uma parceria entre John e sua esposa, I Wanna Be a Star. O resto são composições do líder do The Mamas & The Papas, como a faixa título, Lady Geneviève, inspirada pelo envolvimento dele com a atriz Geneviève Waïte, um caso extraconjugal que resultou no divórcio amigável com Michelle no ano anterior e Pearl (uma linda homenagem à recém-falecida amiga Janis Joplin).

Com o fim da banda, John começou a trabalhar em produções cinematográficas, tendo a ex-esposa como sócia, casou-se com Genèvieve, com quem teve duas crianças, Tamerlaine e Bijou Phillips; Michelle, além da produção de filmes, também começou uma carreira diferenciada como atriz e se casou com o ator Dennis Hooper (Sem Destino), união que durou apenas oito dias.

Denny teve uma carreira solo meio tímida, tendo gravado uns dois discos solo, mas manteve a amizade com seus ex-colegas, principalmente Cass, dando canjas em alguns shows dela.

Mama Cass, que se casou duas vezes (uma com o ex-colega de Mugwumps James Hendricks (de 1963 a 1968) e com o jornalista Barão Donald von Windenman, que deu o título de baronesa da Bavaria (a união diurou poucos mese em 1971). Teve uma filha, Owen Vanessa Elliot, nascida em 1967, mas a cantora nunca revelou quem era o pai biológico dela. Teve uma carreira solo muito bem sucedida, gravando nove álbuns. Chegou a atuar durante algumas temporadas num cassino em Las Vegas. Tentou acabar com a obesidade, mas quase morreu por causa do tratamento. Infelizmente, ela veio a falecer no dia 29 de julho de 1974, após um ataque cardíaco fulminante. Uma lenda urbana atribui que ela teria morrido engasgada com um sanduíche.

Em 1982, Denny e John formaram um novo time de The Mamas & The Papas, contando com a filha de Papa John, McKenzie Phillips (nascida no dia 10 de novembro de 1959 em Alexandria, Virgínia, EUA) e Spanky McFarlane (nascida Elaine McFerlane no dia 19 de junho de 1942 em Peoria, Illinois, EUA) do grupo Spanky and Our Gang. Esse revival da banda trouxe um certo sucesso, mas Denny saiu em 1987 por causa dos problemas de Papa John com drogas, sendo substituído pelo velho amigo de John, Scott McKenzie. John e Scott compuseram, junto com Mike Love (Beach Boys o hit Kokomo, que foi um dos maiores sucessos dos Beach Boys, décadas após seu período áureo. Em 1992, John saiu do grupo para se tratar de uma doença e Papa Denny voltou ao posto. McKenzie Phillips, também deixou o grupo e foi substituída por Laurie Beebe, que ficou até 1993, sendo substituída por Deb Lyons. Spanky saiu também e Lisa Brescia veio para seu lugar. John Phillips voltou em 1995 e Denny saiu de novo. Essa formação durou até 1998, mesmo ano em que a formação clássoca da banda foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame, numa cerimônia que contou com John, Denny, Michelle e Owen Elliot, a filha da falecida Mama Cass, que se tornou cantora com a mãe.

O fundador John Phillips faleceu de insuficiência cardíaca no dia 18 de março de 2001. Denny Doherty, a voz da formação clássica se foi desta vida no dia 19 de janeiro de 2007, de insuficiência renal após uma cirurgia malsucedida. Scott McKenzie foi a baixa mais recente, tendo falecido no dia 18 de agosto de 2012, vítima de uma doença degenerativa chamada Síndrome de Guillain Barré.

Michelle Phillips é a única remanescente da formação clássica do The Mamas & The Papas, nunca tendo perdido o contato com os antigos parceiros. Hoje ela carrega com orgulho o legado da banda. Trabalhou em alguns filmes nos anos 70 a 90 como Dillinger, The Man with Bogart’s Face e Let It Ride, além de participações especiais em seriados como Barrados no Baile. Ela fez um dueto com sua enteada McKenzie num disco do ex-marido. Sua filha com Papa John, Chyna Phillips formou o grupo vocal Wilson Phillips junto com Carny e Wendy Wilson, filhas do eterno Beach Boy, Brian Wilson.

O tempo passou, seus principais componentes morreram, mas The Mamas & The Papas continuam eternamente os porta-vozes do Flower Power, os imortais trovadores do pacifismo e do amor.

Velhos Papais (Denny e John), Novas Mamães (Spanky e McKenzie)

Fontes:

Wikipedia

http://www.vocalgroup.org/inductees/mamas_papas.html

Deixe um comentário

Arquivado em Aniversariantes, Biografias, Blues, Grandes Nomes do Rock, Grupos vocais, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s