Grandes Nomes do Rock: The Mamas & The Papas, parte 3

Em 1965, o segundo single do grupo contendo California Dreamin’ foi um enorme sucesso, bem como o primeiro álbum lançado no ano seguinte, If You Can Believe Your Eyes and Ears que pôs o The Mamas & The Papas na crista da onda. Veio o segundo disco, auto intitulado, e problemas pessoais envolvendo um romance entre o Papa Denny Doherty e a Mama Michelle Phillips. Como consequencia, ela foi afastada e substituída por Jill Gibson. Michelle acabou voltando ás boas com a banda. Em 1967, foi lançado o álbum The Mamas & The Papas Deliver que manteve a banda no auge.

Nesse mesmo ano, John Phillips começou a coordenar o Festival Monterey Pop e para promovê-lo, compôs a canção San Francisco (Be Sure to Wear Some Flowers in Your Hair), pensando a princípio em seu grupo para gravá-la. Ele tinha reencontrado o velho amigo e ex-colega de Journeymen, Scott McKenzie e então ofereceu a música a ele. Não deu outra: San Francisco foi lançada (tendo como lado B What’s the Difference) chegou ao quarto lugar nas paradas dos EUA e primeiríssimo no Reino Unido. Sua mensagem pacifista caiu como uma luva no cinzento cenário mundial à época (Guerra do Vietnã, os problemas na Europa Central etc.), e então foi institucionalizado o Verão do Amor, tendo a composição de Papa John como grande hino. Ela foi entoada como ode à paz e liberdade pelos que viveram as agruras da Primavera de Praga (Tchecoslováquia) no ano seguinte e na Alemanha Oriental muitos eram presos apenas por cantá-la. Monterey acabou se tornando um dos principais eventos da história do Rock, lançando bases para o som que tomou conta do planeta naquele mágico ano de 1967.

O grupo fez uma apresentação no Ed Sullivan Show, programa que tinha consagrado ícones como Beatles e Elvis Presley. Eles não faziam ideia de que seria sua derradeira apresentação na televisão. Numa conversa com o apresentador, eles confiderciaram que estava pensando em triar umas férias sem previsão de retorno. Poi causa disso, sua gravadora lançou a primeira coletânea da banda, Greatest Hits. Depois disso, viajaram para a Europa para estímular a criatividade para seu próxmo álbum. Numa festa, enquanto Cass conversava com Mick Jagger (Rolling Stones), John teria feito um comentário depreciativo sobre a colega na frente dos convidados, o que ela considerou como um insulto. Sentindo-se humilhada, ela se demitiu da banda e deixou a festa intempestivamente. Como ela não podia sair por motivos contratuais, teve que participar das sessões do disco.

Em 1968, lançaram o álbum The Papas & The Mamas (uma piadinha com o nome da banda), que diferente dos anteriores, foi gravado no estúdio caseiro de John e Michelle, mas ainda contando com a produção de Lou Adler, que já detinha o título de quinto membro da banda. Alguns destaques do disco: Twelve-Thirty (Phillips) foi a única que não foi gravada nas sessões de gravação, mas lançada como single no ano anterior; Meditation Mama, a única música entre todas as do grupo, onde Papa John canta o vocal prinncipal; os covers de The Right Somebody to Love (cantada pela menina prodígio Shirley Temple no filme Captain January) e Dream a Little Dream of Me (cantada originalmente por Ozzie Nelson, pai de Rick Nelson), que se tornou definitiva na bela voz de Mama Cass.

Aliás, há um história interessante sobre essa música, velha conhecida do grupo, que a cantava de brincadeira em alguns momentos, pois um de seus compositores, Fabian Andre (1910-1960) era muito amigo dos pais de Michelle. Cass sempre pediu a John que a incluísse em algum disco da banda por sua doçura. Tendo sido lançada em single com o título Mama Cass with The Mamas & The Papas (tendo como lado B Midnight Voyage), essa música acabou se tornando um clássico da banda e um cartão de visitas de Cass Elliot, que lançou naquele ano seu primeiro disco solo. Os problemas entre John e Cass fizeram com que a banda ficasse em standby e seus membros partiram para projetos solo.

Por causa do contrato firmado com a gravadora, eles tinham que gravar mais um disco e não poderiam se separar em hipótese alguma, o que poderia ser alegado como quebra . Phillips e Michelle tiveram uma menina Chyna Phillips e no ano seguinte, ele gravou o disco com orientação Country, The Wolf King of LA, que não teve bom desempenho comercial e teve um hit obscuro Mississipi. Cass gravou o já citado disco Dream a Little Dream of Me, aproveitando o desempenho da música no disco da banda e California Earthquake.

The Mamas & The Papas no Monterey Pop

Conclui no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Aniversariantes, Biografias, Blues, Grandes Nomes do Rock, Grupos vocais, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s