Rock Setentista: Styx, parte 3

Em 1976, o Styx ganhou um novo guitarrista, Tommy Shaw e gravou Crystal Ball, seu segundo álbum pela gravadora A&M. A banda começoua ter mais evidência e em 1977 gravou o disco The Grand Illusion que apresentava o primeiro hit mais conhecido da banda, Come Sail Away. Em 1978, veio o álbum Pieces of Eight e no ano seguinte, o grande estouro com o megahit Babe do álbum Cornerstone que tornou o Styx uma banda de ponta. Em 1981, saiu Paradise Theater, seu primeiro e único álbum a alcançar o pico dos charts e que tinha o clássico The Best of Times. Vieram acusações de que algumas músicas teriam mensagens subliminaress de cunho satanista.

Em 1983, Dennis DeYoung, principal vocalista e tecladista do Styx assumiu a liderança e eles gravaram e lançaram Kilroy Was Here, segundo disco da década e mais um trabalho produzido pela banda. É um desabafo às acusações de que havia mensagens satânicas na música da banda numa ópera Rock que tem como tema uma sociedade futurista dominada por um grupo religioso conservador chamado MMM (Majority for the Musical Moraluty = Maioria pela Moralidade Musical) e servida por autômatos, chamados Robotos e onde um carismático Rock Star e líder rebelde chamado Kilroy (DeYoung) é capturado pelo líder da MMM Dr. Righteous (James Young). O seguidor de Kilroy, Jonathan Chance (Tommy Shaw) passa a lutar por sua liberdade. O soutros membros da banda também têm personagens na trama. Chuck Pannozzo interpreta o Tenente Vanish e Robert Panozzo faz o papel do Coronel Hyde. O nome do disco é uma referência a uma frase grafitada nos muros durante a Segunda Guerra Mundial. Como no disco anterior, a banda contou com um set de sopristas como músicos de apoio. Os destaques são as faixas Mr. Roboto (DeYoung), Don’t Let It End (DeYoung), High Time (De Young) e Heavy Metal Poisoning (James Young). O álbum ficou em terceiro nos charts e os singles lançados ficaram no Hot 100. O clipe de Mr. Roboto fez muito sucesso na época e a turnê foi montada em cima do mis en scene do disco.

Em 1984, as tensões entre DeYoung e os colegas de banda se tornaram evidentes e o talentoso guitarrista Tommy Shaw pediu as contas, partindo para a carreira solo. Nesse mesmo ano, a banda lançou seu primeiro disco ao vivo, o álbum duplo Caught in Act, aproveitando um show feito no ano anterior e com uma música gravada em estúdio, Music Time (DeYoung), o último ato de Tommy como membro do Styx. Também foi lançado um vídeo que tinha um mini-flime com a trama de Kilroy.

Com a saída de Shaw, a banda decidiu por um recesso, onde cada um deles partiu para projetos solo. DeYoung lançou os álbuns Desert Moon de 1984 (cuja faixa título ficou no Top 10 das paradas), Back to the World de 1986 (com destaque para This Is the Time, que figurou ma trilha sonora de Karatê Kid II – A Hora da Verdade Continua) e Boomchild. James Young gravou três discos solo, City Slicker, Out On A Day Pass e Raised By Wolves, sem repercussão e fez uma participação do álbum do amigo Tommy Shaw, Ambition. Os gêmeos Pannozzo não gravaram nenhum disco, mas tocaram em alguns lugares sem nenhuma repercussão.

Tommy Shaw lançou os discos Girls With Guns de 1984, onde a faixa título conseguiu uma classificação no Top 10 das paradas; What If? (1985), que, concidentemente ao álbum solo de DeYoung, teve a faixa título usada num filme (Remo: Desarmado e Perigoso) e Ambition. Nesse período, a banda formada por Shaw, que tinha a batera o ex-Wings Steve Holley em uma das formações fez aberetura para The Kinks e Rush. Em 1989, ele formou a superbanda Damn Yankees junto com o guitarrista Ted Nugent (Amboy Dukes), o baixista Jack Blades (Night Ranger) e o batera Michael Cartellone.

Em 1989, a saudade bateu forte no coração dos músicos e então, voltaram a se encontrar para reativar o Styx. DeYoung, Young e os irmãos Pannozzo responderam ao chamado mas Shaw declinou do convite, preferido continuar com o Damn Yankees. Sendo assim, foi recurtado em seu lugar o guitarrista Glen Burtnik (nascido Glen Burtnick no dia 8 de abril de 1955 em Irvington, Nova Jersey, EUA). Depois do hiato de quase seis anos, eles foram para o estúdio para começara as sessões de um novo álbum, que recebeu o nome de Edge of the Century que tinha como hit a composição de DeYoung Show Me The Way.

Kilroy Was Here: o Styx se aventurando na Opera Rock

Continua no próximo post.

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Música, Rock and Roll, Rock Setentista

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s