Beatles Review: 50 anos do primeiro single dos Beatles

Estreia a partir deste post a seção Beatles Review.Inauguramos em grande estilo para lembrar um dos momentos mais importantes da história dos Fab 4. O single Love Me Do/P.S. I Love You, lançado no dia 5 de outubro de 1962 marcou o début fonográfico oficial dos Beatles.

O ano de 1962 foi marcante para os Beatles. No primeiro dia do ano, eles fizeram um teste para a Decca Records e acabaram sendo recusados, mas ficaram com a gravação da audição. O incansável empresário Brian Epstein continuou batendo na porta das gravadoras e acabou chegando à EMI. Acabou ouvindo outro “não” como resposta. Teria desistido de vez não fosse um amigo próximo ter conseguido marcar uma entrevista com o produtor George Martin do selo da EMI, Parlophone. Martin marcou um teste com os Beatles no dia 6 de junho de 1962 e as músicas escolhidas foram o cover de The Coasters, Besame Mucho (Consuelo Velasquez, Sonny Skylar) e uma composição própria, Love Me Do (Lennon, McCartney).

Diferente dos outros figurões das gravadoras procuradas anteriormente, George Martin se interessou pela banda e achou que eles tinham potencial. Só não gostou do baterista, mas propôs a Brian que fosse mantido em apresentações ao vivo e eles arranjariam um músico de estúdio para as gravações. Só que os Beatles tinham outros planos. Decidiram dispensar Pete e chamar Ringo Starr, que consideravam muito melhor. Eles já estavam cortejando o batera do Rory Storm & The Hurricanes há muito tempo. A versão tocada por Pete Best foi considerada como perdida e foi reencontrada nos anos 90, fazendo parte do álbum Anthology (1995).

No dia 4 de setembro foi a vez de Ringo tocar com os Beatles em outro teste tocando Love Me Do. Martin não gostou de Ringo tocando e propôs que fosse chamado o baterista de estúdio Andy White. No dia 11 de setembro, White tocou com os Beatles Love Me Do e P.S. I Love You enquanto Ringo participou tocando pandeiro (na primeira) e maracas (na segunda). Numa decisão salomônica, o produtor da Parlophone escolheu a sessão onde Ringo tocava para figurar no single, que foi lançado no dia 5 de outubro de 1962, ficando no 17º lugar nas paradas britânicas. Quando foi lançado nos EUA, em 27 de abril de 1964, o single foi direto para o primeiro lugar.

Quanto à composição de Love Me Do, escrita em 1958, embora ela seja creditada a Lennon e McCar, Lennon declarou em entrevistas que a música era totalmente do parceiro, mas McCartney refutou-o dizendo que houve coautoria. Uma coisa curiosa sobre a música é que quem fazia o vocal principal era John. George Martin achava que intercalar o vocal com a fala da gaita estava atrapalhando e então propôs que Paul a cantasse.

Já o lado B, P.S. I Love You, foi composta por Paul em 1961 quando os Beatles fizeram sua segunda viagem a Hamburgo. Dizem que ele a teria feito a Dot Rhone, sua namorada à época. Paul sempre negou essa história. Não é comprovado, mas pode ser uma pequena homenagem a uma composição homônima de 1934 e atribuída a Gordon Jenkins e Johnny Mercer, originalmente gravada por Rudy Vallée.

As duas músicas também figuraram no álbum de estreia dos Beatles, Please Please Me no ano seguinte. Estava preparado o caminho para o advento da Beatlemania a nível nacional.

Love Me Do: há 50 anos era lançado o primeiro single dos Beatles

Fontes:

Wikipedia

http://www.beatlesbible.com/songs/love-me-do/

http://www.beatlesbible.com/songs/ps-i-love-you/

Deixe um comentário

Arquivado em Beatles Review, Datas Marcantes, Música, The Beatles

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s