Grandes Nomes do Rock: The Association, finale

Em 1971, após lançar o álbum Stop Your Motor, a banda mudou para a gravadora Columbia Records, onde lançou, no ano seguinte, o disco Waterbeds in Trinidad!, outro fiasco histórico. A morte de Brian Cole e a saída de Terry Kirkman marcaram o começo do fim da banda,pois nos anos seguintes, os membros originais foram saindo, novos line ups foram entabulados, passram por outras gravadoras como Mums (CBS) e RCA. Nenhuma tentativa de revitalizar a banda deu certo e em 1978, só sobrou Ted Bluechel Jr., que teve que arrendar o nome da banda para pagar as d[ovodas deixadas.

Em 1979, os membros sobreviventes da formação clássica (Terry Kirkman, Jules Alexander, Russ Giguere, Ted Bluechel Jr., Jim Yester e Larry Ramos), junto com o velho colaborador e tecladista Richard Thompson e o novo baixista Joe Lamanno, resolveram reativar a banda para um especial televisivo transmitido pela HBO chamado Then and Now, além de participar de um show beneficente capitaneado por Ed McMahon em Dallas, Texas. No ano seguinte, contado com Ric Ulsky no lugar de Thompson e com Jules Alexander assumindo o baixo, a banda fez uma tunê em diversas cidades. O tal do Association fake, formado e 1978, tirou o time de campo, diante da impossibilidade de concorrer com o original e a banda teve alguns singles lançados pela Elektra Records (um deles, Dreamin’ chegou ao Hot 100 das paradas. Em 1983, Jim Yester saiu da banda novamente e o baixista Keith Moret, fazendo com que Jules voltasse para a guitarra. A esrada de Moret foi breve e o Association com tou com a volta de Joe Lamanno, que tinha sido chamado quando da reunião da bannda anos antes.

Em 1984, o Association participou da turnê Happy Together Again, que era liderada por The Turtles, outra banda antológica dos anos 60 que também tinha voltado a se reunir. Gary Puckett e Spanky Mcfarlane (Spanky & Our Gang, The New Mamas & The Papas) eram outras estrelas do show. Brian Puckett, irmão de Gary Puckett, passou a tocar bateria no Association durante a turnê. No fim do ano, houve um êxodo geral a banda, que perdeu numa só tacada Kirkman, Bluechel, Ulsky, Lamanno e o batera Puckett. O trio remanescente Alexander, Ramos e Giguere recrutaram um novo line up: Paul Beach (vocais, baixo), músico de apoio da Happy Together Again; Bruce Pictor (vocais, bateria e percussão) e Donni Gougeon (vocais, teclados). Este último foi brevemente substituído por Chris Urmston, mas voltou pouco depois. O tecladista Paul Holland tomou o lugar de Gourgeon, que foi remanejado para o baixo com a saída de Paul Beach. Em 1988, a banda foi uma das atrações da Super 60’s Tour que contou com Turtles, Gary Puckett e Grass Roots, sendo que alguns shows acabaram sendo televisionados pela VH1 em 1989. Alexander deixou a banda pela terceira vez e o irmão de Larry, Del Ramos, veio juntar-se ao maravilhoso mix de vozes do Association

Nos anos anos 80 e começo dos anos 90, o Association gravou pouquíssimo material inédito,mas aproveitou a onda de revivals dos anos 60 que tomou conta dos jovens da Geração Y. Saíram discos como New Memories, Vintage e o disco com 100% covers The Association 1995: A Little Bit More e Just the Right Sound. Em 1999, depois de 10 anos nas fileiras da banda, Donni Gougeon saiu e foi substituído por Bob Werner, que havia atuado como road manager do Association nos anos 60 e 70. Em 2003, eles foram introduzidos no Vocal Groups Hall of Fame, numa cerimônia que contou com sua formação clássica, que não se reunia desde 1983. Atualmente, a banda conta com Russ Giguere, Larry Ramos, Jim Yester (de volta ao Association desde 2007 no ligar de Bob Werner), Del Ramos e Jordan Cole (teclados, bateria), o filho do saudoso Brian Cole, levando adiante a tocha deixada pelo pai.

O Association chegou à segunda década do século XXI com força total como verdadeiros porta-vozes dos bons tempos, fazendo mais e mais shows nostálgicos para uma nova geração ainda ávida pela sonoridade dos anos 60, que parece nunca se esgotar.

The Association: há mais de 40 anos tocando e encantando

Fontes:

Wikipedia

Site Oficial

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s