Grandes Nomes do Rock: The Association, parte 2

O guitarrista Jules Alexander e o soprista Terry Kirkman se conheceram em 1962 e começarama a participar de vários projetos juntos. Em 1965, ao se mudarem para Los Angeles, Califórnia, formaram um grupo com 13 músicos chamado The Men, que tinha como sede o clube The Troubadour. Houve um cisma no grupo e a facção liderada por Alexander e Kirkman opassou a se chamar The Association, sugerido por Judy, noiva de Terry. Depois de um single inexpressivo pela Jubilee Records, fecharam com a Valiant, que lançou o primeiro álbum da banda And Then…Along Comes the Association, que tinha os primeiros clássicos da banda Along Comes Mary e Cherish. Em 1967, o segundo disco, Renaissance, teve pouca repercussão e Jules deixou a banda, sendo substituído por Larry Ramos.

Nesse mesmo ano, a banda entrou em estúdio para gravar seu terceiro álbum Insight Out, com produção de Bones Howe (conhecido por seu trabalho com The Mamas & The Papas e The Turtles). Neste disco esrão dois grandes clássicos do Association, Windy (Ruthann Friedman) e Never My Love (Don & Dick Addrisi), singles que conseguiram boas colocações nas paradas (1º e 2º lugar respectivamente) e se converteram em clássicos da banda. O álbum ficou em 8º no Top Ten. Outros destaques: On a Quiet Night (P.F. Sloan), Sometime (Giguere) e Requiem for the Masses (Kirkman). Conataram com competente músicos de estúdio como Hal Blaine (bateria), Joe Osborn (baixo), Larry Knechtel (teclados), Al Casey (guitarra) e Mike Deasy (guitarra/cítara). A banda tocou no lendario festival Monterey Pop ao lado de feras como The Mamas & The Papas, The Who, Big Brother & The Holding Company, Jimi Hendrix e Otis Redding. Eles receberam uma oferta para gravar e apresentar uma cantata composta por Jimmy Webb, que tinha o clássico McArthur Park incluído, mas eles recusaram.

Em 1968, mantendo Bones Howe na produção, lançaram seu quarto álbum, Birthday. Embora a capa do disco seja bem psicodélica, apenas uma faixa segue essa tendência, The Time It Is Today (Giguere). Dois singles do disco, Everything That Touches You (Kirkman) e Time For Livin (Don & Dick Addrisi) ficaram no Top 40 das paradas (10º e 39º lugares, respectivamente). O disco ficou em 23º lugar, sendo o último trabalho da banda a figurar no Top 40. Outras faixas de destaque: Hear in Here (Bluechel) e Birthday Morning (Carmel, Yester). Nesse mesmo ano, saiu a primeira coletânea do Association, Greatest Hits e eles também lançaram o single Six Man Band, de produção própria. Essa música composta por Terry Kirkman acabou se tornando um clássico recorrente da banda.

Em 1969, Jules Alexander voltou ao seio do Association e a banda converteu-se num hepteto. Seu principal projeto foi compor músicas para a trilha sonora de um filme chamado Goodbye, Columbus, baseado numa novela de Philip Roth, estrelado por Richard Benjamin e Ali MacGraw, com direção de Larry Peerce. As quatro músicas da banda escolhidas para figurar no disco foram: Goodbye, Columbus (Yester), Ron’s Reverie (Cornell, Dougherty), It’s Gotta Be Real (Larry Ramos) e So Kind to Me (Brenda’s Theme) de Terry Kirkman, juntamente com temas incidentais compostos por Charles Fox. No mesmo ano, lançaram seu quinto álbum álbum The Association, com produção da banda. Destacam-se as faixas Look At Me, Look At You (Kirkman), Love Affair (Jules Alexander), Are You Ready? (Larry Ramos, Tony Ortega) e Under Branches (Alexander, Carmel).

Em 1970, a banda fez um show em Salt Lake City que acabou se tornando o primeiro álbum duplo ao vivo da banda, The Association Live. Entre os clássicoda banda que fozeram suvcsso nos anos anteirores, eles fazem um memorável cover de Get Together (música que se tornou muito famosa na versão do The Youngbloods), além de Seven Man Band, uma releitura da composição de Kirkman, considerando o números de músicos da banda. O disco ficou em 79º no Top 200.

Em 1971, Russ Giguere, um dos principais vocalistas e compositores do Association saiu da banda e para seu lugar foi chamado Richard Thompson, que já havia colaborado em discos anteriores. Com essa alteração no line up, o Association lançou o álbum Stop Your Motor, seu último trabalho pela Warner Bros.

Capa do single Six Man band

Continua no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Nomes do Rock, Grupos vocais, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s