Monkees Review: Boyce & Hart, parte 1

Juntos, eles formaram uma talentosa dupla de compositores e músicos que foi responsável por músicas do famoso seriado dos Monkees que se converteram em verdadeiros clássicos. Nos anos 70, eles se juntaram a dois membros dos Monkees para o um projeto diferenciado. Vamos falar dos fenomenais Boyce & Hart.

Tommy Boyce (nascido Sidney Thomas Boyce no dia 29 de setembro de 1939 em Charlottesville, Virginia, EUA) tornou-se cantor mas teve que encarar muitas rejeições e portas fechadas an cara. Seu pai então sugeriu que ele escrevesse uma canção para a lenda do Rock Fats Domino e entregasse a ele. Tommy montou campana no hotel onde Fats estava hospedado e depois de seis horas conseguiu entregar a ele uma demo que tinha gravado. Mr. Domino ouviu a canção, gravou-a e não deu outra: Be My Guest chegou ao 8° lugar nas paradas norte americanas (ficou em 11º na Grã Bretanha) e foi durante anos um hit recorrente. Paralelo a isso, Bobby Hart (nascido Robert Luke Harshman no dia 18 de fevereiro de 1939) começava a dar seus primeiros passos como cantor, depois de ter servido ao exercito. Foi para Los Angeles, onde começou a batalhar por um espaço. Seu agente sugeriu que Bobby usasse o sobrenome Hart (uma forma reduzida de seu sobrenome de batismo).

Em 1959, Boyce e Hart se encotraram pela primeira vez e desocriram coisas em comum. Ficaram tão amigos que Bobby chamou-o no ano seguinte para participar das sessões de seu single de estréia, Girl In The Window. O tal disco fracassou veementemente e Boyce firrmou uma breve parceria com o cantor Curtis Lee. Juntos compuseram o clássico do Doo Wop Pretty Little Angel Eyes, que ficou em 7º nas paradas. Continuaram desenvolvendo seus projetos individuais, mas esemore estavam por perto um do outro para ajudar em uma ou outra canção. Boyce gravou o single I’ll Remember Carol, que ficou em 9º lugar ns charts. Os dois amigos formaram a banda Candystore Prophets (de quem falaremos num futuro post da seção Monkees Review).

A partir de 1964, começaram a compor em conjunto para grandes nomes como Chubby Checker (Lazy Elsie Molly), Jay & the Americans (Come a Little Bit Closer), Paul Revere and the Raiders (I’m Not Your Steppin’ Stone) e The Leaves (Words), músicas essas que acabaram se tornando hits dos Monkees mais tarde. Nesse perído, Hart compôs uma de suas únicas músicas fora da lavra Boyce & Hart, Hurt So Bad, coescrita por Teddy Randazzo para Little Anthony & the Imperials.

Em 1965, os dois amigos ficaram sabendo que os produtores Bert Schneider e Bob Rafelson estavam procurando compositores para a trilha sonora de um seriado que estava sendo desenvolvido pela Screen Gems. O afamado produtor e compositor Don Kirshner acabou sendo contratado para essa função, mas Bobby Hart não esmorecerem e ofereceram seus préstumos como músicos e compositores a Kirshner. Depois de uma audição, eles foram recrutados para trabalharem no lendário Brill Building, que já tinha compositores peso pesados como Gerry Goffin & Carole King, Paul Simon, Neil Sedaka & Howie Greenfield, Barry Mann & Cynthia Weil, só para ficarmos em alguns. Biyce, Hart e os Candystores fucaram incumbidos de criar as músicas para o episódio piloto do seriado, que foi chamado The Monkees. Foi aí que nasceu o clássico (Theme from) The Monkees, a primeira de muitas colaborações para a banda. Numa demo, Tommy e Bobby fizeram os vocais e os Candystores tocaram os instrumentos. Também tiveram destaque no primeiríssimo disco dos Monkees com o já citado tema, os super-clássicos I Wanna Be Free, This Just Doesn’t Seem to Be My Day, Let’s Dance On, Gonna Buy Me a Dog e Last Train to Clarksville, que foi um dos grandes hits do disco. Boyce ainda escreveu Tomorrow’s Gonna Be Another Day com coautoria de Steve Venet) .

Nos discos seguintes dos Monkees (lançados antre 1966 e 1968), as composições de Boyce & Hart marcaram presença: I’m Not Your Steppin’ Stone e She (More of The Monkees), I’ll Spend My Life With You, I Can’t Get Her Off Of My Mind e Mr. Webster (Headquarters), Words (Pisces, Aquarius, Capricorn & Jones Ltd.), P.O. Box 9847 e Valleri (The Birds, The Bees & The Monkees). O disco Head e os subsequentes são os únicos sem músicas da dupla, que deixou de produzir músicas para a banda após o fim do seriado.

boyce - hart2

Uma grande dupla de compositores: Tommy Boyce & Bobby Hart

Conclui no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Duplas Musicais, Música, Monkees Review, Rock and Roll, The Monkees

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s