Monkees Review: o Líder Michael Nesmith, parte 4

Em 1968, Mike gravou seu primeiro trabalho solo, The Wichita Train Whistle Sings , mas continuou atuando com os Monkees em diversos programas de TV e shows, lançando os álbuns Instant Replay e Monkees Present de 1969. No ano seguinte, ele juntou alguns amigos e formou The First National Band e disse adeus aos Monkees. Com o novo grupo, Mike lançou os álbuns Magnetic South, Loose Salute e Nevada Fighters. Em 1972, com o fim da FNB e de seu casamento com Phyllis, Michael formou a Second National Band, que gravou o álbum Tantamount To Treason Vol. 1.

Esse disco de 1972 foi um fiasco comercial, apesar das boas composições de Mike como Mama Rocker, Lazy Lady e You Are My One. A SNB também chegou a um triste final. No mesmo ano, Mike lançou outro álbum, And the Hits Just Keep on Comin’, contando apenas com o fiel parceiro O.J. Rhodes, cujos destaques são Tomorrow and Me, Lady Love e o clássico nesmithiano Different Drums, que Michael tocou, em tom de brincadeira, num episódio dos Monkees e foi regravado pela cantora Linda Ronstadt. Nessas alturas, Mike estava atuando como produtor, criando o selo Countryside da Elektra Records.

Em 1973, saiu seu álbum Pretty Much Your Standard Ranch Stash, contando com músicas como Continuing, Winonah (co-escrita com a cantora Linda Hargrove e James Miner) e outra pérola nesmithiana Some of Shelly’s Blues, que tinha sido pensada para um possível lançamento com os Monkees em 1968. Ao mesmo tempos, Nez trabalhava na produção dos discos Valleri Hi de Iain Matthews (Fairport Convention)e L.A. Turnaround de Bert Jansch, guitarrista do grupo Pentangle.

Em 1974, Michael fundou o selo fonográfico e empresa multimídia Pacific Arts, onde lançou o álbum The Prison – A Book With A Soundtrack. As músicas são todas interligadas numa única história como uma novela musical. O trabalho foi muito elogiado pela crítica. Mike tomou gosto pela parceria com Linda Hardgrove e os dois compuseram músicas como  I’ve Never Loved Anyone More, grande sucesso na voz da cantora Lynn Anderson que foi carro-cheefe do álbum homônimo (1975) e If You Will Walk With Me, ambas gravadas por Hargrove. Mike gravou apenas a parceria Winonah.

Em 1976, Mike esteve no Brasil, mas não para shows, sendo o primeiro Monkee a visitar nosso país. Ele sempre foi fascinado pela música brasileira. Tanto que gravou Insensatez (Tom Jobim e Vinícius de Moraes) em inglês (How Insensitive), um clássico da Bossa Nova durante uma sessão de gravação quando ainda estava com os Monkees. Os detalhes sobre sua estada em terras tupiniquins são muito escassos, pois veio de forma incógnita. De volta aos EUA, Mike foi convidado a retomar seu ligar nos Monkees, em comemoração ao décimo aniversário do surgimento da banda, mas acabou dizendo não aos antigos parceiros musicais. Nesse ano, casou-se com Kathryn Bild.

Em 1977, saiu o álbum From a Radio Engine to the Photon Wing, com destaque para uma bela canção de Nez em homenagem ao Brasil, Rio, outro de seus clássicos, que chegou a estar nas paradas do Reino Unido e da Austrália. Também podemos citar músicas como Love’s First Kiss (em parceira com Fredric Myrow), Navajo Trail e We are Awake. Mike tocou no Palais Theatre em Melbourne, Austrália. A banda que o acompanhou contava com Al Perkins (guitarra), John Davis (baixo) e o velho colega de First National Band John Ware (bateria), entre outros músicos. No repertório, músicas de sua carreira solo e um cover do clássico de Chuck Berry, Nadine (Is It You?), O resultado foi lançado no ano seguinte no primeiro álbum ao vivo de Mike, Live at the Palais.

michael-nesmeth75

Mike em estúdio em 1975

Continua no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Aniversariantes, Biografias, Humor, Música, Rock and Roll, The Monkees

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s