Grandes Nomes do Soul: Earth, Wind & Fire, parte 1

Uma das mais conhecidas bandas dos anos 70, que fez muito sucesso durante a Era Disco e nos anos 80 com hits dançantes, cuja característica principal é um naipe de metais e um setor de percussão impecáveis, além de ter um som calcado no Soul, R&B, Funk, Jazz e Rock. O Musical Review tem o prazer e a honra de falar sobre a banda Earth, Wind & Fire.

A saga começa quando o jovem músico Maurice White (nascido no dia 19 de dezembro de 1941 em Memphis, Tennessee, EUA) e a família se mudaram para Chicago nos anos 50, onde ele começou a trabalhar como session man na lendária gravadora Chess Records, tocando bateria. White acompanhou diversas feras como  Etta James, Ramsey Lewis, Sonny Stitt, Muddy Waters, The Impressions, The Dells, Betty Everett, Sugar Pie DeSanto e Buddy Guy. Ele tocou bateria no clássico Rescue Me de Fontella Bass e na releitura de Summertime pelo genial Billy Stewart. Em 1966, Maurice tocou no conhecido Ramsey Lewis Trio no lugar do batera original Isaac “Red” Holt.

Em 1969, depois de alguns álbuns gravados com a banda, ele conheceu um instrumento exótico africano que o deixou apaixonado: a kalimba, uma espécie de piano de polegar, que ele acabou introduzindo pela primeira vez na música Uhuru do álbum Another Voyage do Ramsey Lewis Trio. Nesse mesmo ano, Maurice deixou a banda para formar um time de compositores chamado Salty Pepper junto com os amigos Wade Flemons (nascido Wade Herbert Flemons no dia 19 de setembro de 1940 em Coffeyville, Kansas, EUA) e Don Whitehead, fechando contrato com a Capitol Records.

Depois de alguns singles obscuros como La La TimeUh Huh Yeah, White e sua turma mudaram-se para Los Angeles, Califórnia, onde recrutaram mais dois membros para a banda: a cantora Sherry Scott, o percussionistaYackov Ben Israel (Phillard Williams)  e o irmão mais novo de Maurice, o baixista Verdine White (nascido no dia 25 de julho de 1951 em Chicago, Illinois, EUA). Decidiram mudar o nome da banda para Earth, Wind and Fire. Na Astrologia, o signo de Maurice, Sagitário, é regido pelo elemento fogo, que tem regências sazonais baseadas em terra e vento, daí o nome escolhido. Wade e Don foram para o piano/vocais e Maurice continuou como baterista e vocalista, além de tocar a kalimba. A banda ainda fez audições, onde contrataram o guitarrista Michael Beal, o soprista Chester Washington, o trompetista Leslie Drayton (que também atuava como arranjador da banda) e o trombonista Alex Thomas.

Em 1970, o decateto assinou com a Warner Brothers e começou a gravar seu primeiro álbum, autointitulado, que foi lançado no ano seguinte, com produção de Joe Wissert. Com um set list de músicas compostas basicamente pelo trio White-Flemons-Whitehead (com ocasionais colaborações de Verdine e Michael Beal), o disco até que teve uma boa receptividade nos charts R&B (24º lugar) e Pop (172º lugar) da Billboard. Destaque para as faixas Help Somebody, Love is Life e C’Mon Children.

No mesmo ano, a banda lançou seu segundo álbum, The Need of Love, outra produção de Joe Wissert. Nesse disco, a vocalista Sherry Scott faz sua única colaboração como compositora em I Think About Loving You (que figurou como single) e Energy, co-escrita com o trio White-Flemon-Whitehead que abre o disco. As outras faixas mantém a linha do primeiro fisco, assinadas pelo trio central. O disco teve melhor colocação que seu predecessor, figurando no 35º lugar do Top 40 da parada R&B da Billboard (ficou em 89º na parada Pop). A banda ainda gravou para a trilha sonora do filme Sweet Sweetback’s Baadasssss Song, pela gravadora Stax Records, numa colaboração com o diretor Melvin Van Peebles.

pic_reese_ramsey

Maurice White (à esq.) quando fazia parte do Ramsey Lewis Trio em 1966

Continua no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Nomes do Soul, Jazz, Música, Soul e R & B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s