Grandes Nomes do Rock: The Yardbirds, parte 2

Keith Relf e Paul Samwell-Smith formaram o Metropolitan Blues Quartet em 1962 e após a entrada de Chris Dreja, Tony “The Top” Topham e Jim McCarty no ano seguinte, mudaram o nome da banda para The Yardbirds, que no começo era uma banda de apoio para o gaitista Cyril Davies do Blues Incorporated. Nesse ano, substituíram os Rolling Stones como banda residente no Crawdaddy. O empresário Giorgio Gomelski, um dos donos do clube gostou de sua atuação e se tornou manager deles. Naquele momento, Topham deixou a banda e Eric Clapton foi  chamado para seu lugar. Tocaram como banda de apoio do lendário gaitista Sonny Boy Williamson em sua apresentação no Crawdaddy. Em 1964, sob a supervisão de Gomelski, eles gravaram os singles I Wish You Would e Good Morning Little Schoolgirl e seu álbum de estreia Five Live Yardbirds

Em 1965, os Yardbirds eram uma das principais bandas londrinas e eles foram chamados novamente por Sonny Boy Williamson II, para acompanhá-lo em sua turnê pela Inglaterra e Alemanha. De volta para casa, a banda gravou seu terceiro single, For Your Love (composição de Graham Gouldman) pela Columbia Records, com uma levada mais pop, diferenciando-se do repertório calcado em Blues e R&B habitual da banda. Tendo por lado B Got to Hurry, música composta pelos Yardbirds e Gomelski (usando o pseudônimo Oscar Rasputin), o disco fez um enorme sucesso na Inglaterra, chegando ao primeiro lugar nas paradas britânicas e vendendo mais de um milhão de cópias. Aí vieram participações em programas musicais da TV como o Read Steady Go! e o Shindig. Todos ficaram felizes com o resultado, menos Clapton, então um purista do Blues, que não gostou da escolha da música para o single.

Em meio ás gravações do segundo álbum, o guitarrista resolveu sair dos Yardbirds como forma de protesto. Apesar disso, indicou para seu lugar o amigo Jimmy Page (nascido James Patrick Page no dia 9 de janeiro de 1944 em Heston, Middlessex, Inglaterra), então um promissor e requisitado músico de estúdio. Page acabou declinando do convite, alegando que tocar numa banda àquela altura não estava nos seus planos. Seu trabalho como músico de estúdio era mais lucrativo e ele estava com alguns problemas de saúde. Recomendou então seu amigo de longa data Jeff Beck (nascido Geoffrey Arnold Beck no dia 24 de junho de 1944 em Wallington, Surrey, Inglaterra).

Jeff tocou com a banda em alguns shows e ajudou a finalizar o álbum For Your Love (o nome do single de sucesso), preoduzido por Giorgio Gomelski e lançado na metade daquele ano pela Columbia. Além das músicas que compuseram o single, destacam-se I’m Not Talking (Mose Allison), I Ain’t Done Wrong (Relf), My Girl Sloopy (Wes Farrell, Bert Russell), na verdade Hang On Sloopy, grande sucesso dos McCoys e Putty in Your Hands (John Patton, Kay Rogers), um cover das Shirelles. Com o novo guitarrista, os Yardbirds fizeram sua primeira turnê aos EUA, aproveitando o advento da Segunda Onda (Invasão Britânica).

Naquele ano, ainda foi lançado Having a Rave Up With The Yardbirds, o terceiro álbum (o segundo em estúdio da banda). Com produção de Gomelski, o disco mostra o repertório de Blues e R&B como Smokestack Lightining (Howlin’ Wolf), a versão de estúdio de I’m a Man (Bo Diddley), mais Respectable (Isley Brothers), You’re Better Man Than I (Mike Hugg, Brian Hugg) e o clássico de Johnny Burnette, Train Kept-a-Rolling (Tiny Bradshaw, Howard Kay, Lois Mann), além de clássicos da banda, compostos por Graham Gouldman, como Shapes of Things e Heart Full of Soul, onde o genial Jeff Beck emula uma cítara na guitarra distorcida. No final daquele ano, saiu o álbum ao vivo Sonny Boy Williamson and The Yardbirds, mostrando o show do Crawdaddy em 1963.

sonnyboy-yardbirds

Encontro de feras do Blues

Continua no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Blues, Grandes Nomes do Rock, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s