Grandes Nomes do Rock: The Yardbirds, finale

Em 1966, os problemas de Jeff Beck nos Yardbirds chegaram ao seu limite após o guitarrista ter derrubado vários equipamentos de som e quebrado a guitarra em pleno show, além de ter saído intempestivamente do palco. Ele foi sumariamente demitido depois do incidente e a banda decidiu se manter como quarteto, sob direção de Micky Most e Peter Grant, gravando o álbum Little Games, que não teve muita repercussão. No ano seguinte, a banda já não se entendia como antes. Enquanto Jimmy Page queria um som mais pesado, Keith Relf e Jim McCarty tencionavam seguir um estilo mais voltado ao Folk. Em meio a uma turnê, o vocalista e o baterista dos Yardbirds saíram da banda.

A banda quebrou pouco antes da turnê na Escandinávia, o que forçou Jimmy Page a encontrar substitutos para Relf e McCarty. Chris Dreja, o baixista e único membro fundador remanescente também decidiu deixar os Yardbirds, para se dedicar à carreira de fotógrafo. Aumentava para três as vagas deixadas na banda. Uma delas foi preenchida pelo amigo de Page, o baixista de estúdio John Paul Jones, que havia tocado baixo ainda na fase anterior. Os  outros dois membros restantes foram encontrados após recomendações de contatos do guitarrista: o cantor Robert Plant e o baterista John Bonham. Como New Yardbirds, a banda cumpriu os compromissos restantes e quando voltaram á Inglaterra encerreraram um capítulo da história do Rock e começaram outro formando o poderoso Led Zeppelin, que vai ter sua biografia contada aqui no blog.

Em 1971, foi lançado o álbum Live Yardbirds: Featuring Jimmy Page, mostrando o registro de uma apresentação ao vivo da banda em 1968, tocando músicas de várias fases, entre as quais I’m Confused (não creditada, embora cantada por Keith Relf) que deu origem ao clássico zeppeliniano Dazed and Confused. Era o ato final da banda surgida em 1963. 

Depois que saiu dos Yardbirds, Jeff Beck teve uma excelente carreira solo. Formou a banda Jeff Beck Group, que revelou o cantor Rod Stewart (que consolidou a fama mais tarde ao integrar The Faces). Nunca perdeu o contato com o amigão Page e sempre estavam trabalhando juntos em projetos musicais ou mesmo fazendo jams descompromissadas. Em 1969, Keith Relf e Jim McCarty formaram  o duo acústico Together, que acabou gerando a conhecida banda  experimentalista de Folk e Rock Renaissance, que contou com Jane Relf, irmã do cantor como vocalista principal. O ex-colega de Yardbirds Paul Samwell-Smith produziu o primeiro disco da banda, autointitulado. Também vamos falar dessa fabulosa banda em posts futuros. A estada da dupla Relf/McCarty no Renaissance durou até os idos de 1971 e assim, ambos partiram para carreiras distintas. O cantor tocou na banda Armageddon e trabalhou como produtor junto a grupos como Hunter Muskett, Amber, Saturnalia e Medicine Head, onde chegou a tocar baixo. às véspers de uma reunião do Renaissance original, Keith Relf faleceu no dia 14 de maio de 1976. Foi eletrocutado acidentalmente quando tocava guitarra em seu estúdio caseiro. Segundo os legistas, o instrumento não tinha aterramento, daí o desfecho fatal. Já o batera não fez nenhum trabalho execpcional. Nos anos 80, ele se reuniu com a nata de músicos de bandas famosas dos anos 60 no projeto The British Invasion All Stars.

Os Yardbirds continuaram relegados por décadas ao limbo do Rock. Nos anos 80, Chris Dreja, Jim McCarty e Paul Samwell-Smith voltaram a tocar juntos em nome dos velhos tempos, num grupo informal chamado Box of Frogs (algo como “caixa de sapos”), reuniões essas que contaram, ocasionalmente com o ex-colegas Jimmy Page e Jeff Beck. Um single com músicas gravadas pelo saudoso Ketih Relf foi lançado em 1989 com as músicas Together Now (gravada em 1968) e All the Fallen Angels (gravada alguns dias antes de sua morte). Os cinco músicos voltaram a se encontrar em 1992, quando os Yardbirds foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame. No mesmo ano, Peter Barton da Music Artist Manangement propôs ao batera McCarty uma reunião dos Yardbirds. Este respondeu que só toparia se seu amigo Chris Dreja também aceitasse voltar também. assim os dois fundadores da banda voltaram a tocar juntos, chamando John Idan (baixo e vocais) e fizeram um memorável show no lendário Marquee.

Um década depois, em 2003, os Yardbirds gravaram Birdland, seu primeiro álbum de estúdio desde Little Games (1968). A nova formação da banda contou com o já citado John Idan, Alan Glen (gaita), Gypie Mayo (guitarra líder), além de Dreja e McCarty. O disco, cheio de regravações do período áureo da banda contou com um verdadeiro exército de guitarristas solo: Joe SatrianiSteve VaiSlashBrian MaySteve LukatherJeff “Skunk” BaxterJohn Rzeznik, Martin Ditchum e Simon McCarty. o velho conhecido Jeff Beck também deu as caras no disco. Em 2005, houve mais uma alteração no line up: saíram Gypie Mayo e Alan Glen para as entradas de Jerry Donahue (depois substituído pelo jovem músico de 22 anos Ben King) e Billy Boy Miskimmin. Em 2006, a banda gravou um DVD ao vivo chamado Live At B.B. King Blues Club. Em 2009, foi a vez de John Idan sair para as entradas de David Smale (no baixo e backing vocals) e Andy Mitchell (vocais, harmônica e violão).  Em 2012, foi noticiado que eles fariam uma nova turnê, mas Dreja não pôde viajar por problemas de saúde e eles voltaram a atuar como quarteto. Este ano, os Yardbirds chegam aos 50 anos e que venha o futuro!

Fontes:

Wikipedia

http://whiplash.net/materias/biografias/038317-yardbirds.html#ixzz2JMWjdauk

http://www.theyardbirds.com/

pg_017

Yardbirds: 50 anos de Rock e Blues

 

 

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Blues, Grandes Nomes do Rock, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s