Brazilian Rock and Roll Hall of Fame: Ronnie Cord, parte 1

Mais uma seção no Musical Review, que vai falar sobre grandes figuras do Rock nacional dos anos 50 a 70, usando o mesmo nome do grupo que criei no Facebook. Para inaugurar este novo espaço, falemos de Ronnie Cord, um dos pioneiros do Rock nacional que fez parte da primeira cena rocker brasileira.

Ronald Corvovil nasceu no dia 22 de janeiro de 1943 em Manhuaçu, MG. Seu pai era o célebre compositor Hervê Cordovil (1914-1979), contemporâneo e parceiro de Noel Rosa e Lamartine Babo e sua mãe se chamava Daicy Portugal Cordovil. O casal teve mais quatro filhos, Renê, Hervê Jr. , Norman e Regina Cordovil . Aprendeu a tocar violão com apenas seis anos. Em 1959, quando o Rock brasileiro começava a ter cara própria, após o surgimento de nomes como Celly e Tony Campelo, George Freedman, Carlos Gonzaga e Sérgio Murilo, o filho do “seo” Hervê decidiu começar sua promissora carreira, com a ajuda do pai. Fez um teste para a Copacabana Discos e foi aprovado.

Em1960, lançou seu primeiro EP (compacto duplo) Rony Cord com Betinho & seu Conjunto, com as músicas Teen Angel (Jean Dinning, Red Surrey), You’re Knockin’ Me Out (Neil Sedaka, Howie Greenfield), Oh Carol (Sedaka, Greenfielde Pretty Blue Eyes (Teddy Randazzo, Bob Weinstein). Rony seguiu uma tendência em voga à época de cantar músicas de sucesso em inglês. Seu segundo EP, Ronnie Cord com Orquestra e Coro também foi lançado em 1960. Nesse trabalho, o cantor conta com a orquestra e o coro regidos pelo pai. Também, saíram o primeiro LP do cantor, auto intitulado, com as músicas que figuraram no EP mais pérolas como a sua versão para os clássicos Only the Lonely (Roy Orbison), Oh Carol (Neil Sedaka) e Jailhouse Rock (Elvis Presley) e o single Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polkadot Bikini (Paul Vance, Lee Pockriss), um hit de Brian Hyland, que tinha em seu lado B Flaming Love (Daryl Petty). Foi  seu primeiro grande sucesso. Graças à boa vendagem e repercussão desse single, Ronnie recebeu o Troféu Chico Viola.

Em 1961, foi lançado o álbum Tonight My Love Tonight, com destaque para a música que batiza o disco (Paul Anka), Autumn Leaves (Johnny Mercer) e Dance on Little Girl (Anka), entre outras. Também gravou a  balada Bat Masterson (Havens Wray, Bart Corwin), tema de um famoso seriado da época, que foi lado B do single Dance on Little Girl. Uma versão em português (composta por Edson Borges), cantada por Carlos Gonzaga fez um enorme sucesso. Outro single lançado foi Look for a Star (Michael Anthony)/Dreamin’ (Barry De Vorzon, Ted Ellis)Remember foi o outro LP lançado naquele ano, cheio de canções românticas que marcaram época como Somebody Love Me (George Gershwin, Mac Donald, De Sylva), As Time Goes By (H. Hupfield), Cheek to Cheek (Irving Berlin), It Had to Be You (G. Khan, I. Jones) e Who’s Sorry Now, entre outras.

Em 1962, Ronnie começou a cantar músicas em português, lançando os singles Parabéns 15 Anos (Happy Birthday Sweet Sixteen de Sedaka e Greenfield, versão de Juvenal Fernandes)/Banjo Boy (Charly Niessen em versão de Mário Albanese) e Brotinho do Pulôver (La Ragazza Col Maglione de Pino Donaggio e A.Testa, versão Júlio Nagib)/Pêra Madura (Pera Matura de Pino Donaggio, versão de Fred Jorge). Também fez seu début como compositor com Sandy, lançada como single, lado B de Rosa Meu Amor (uma versão de Moacyr Bastos para Rambling Rose de Noel e Joe Sherman). 

Em 1963, Ronnie lançou o single Se… (René Cordovil)/ Samba das Duas Cordinhas (Norman Cordovil) e ainda gravou várias músicas em estúdio que iam dar o que falar no ano seguinte. Aparecia em diversos programas de TV ao lado dos astros jovens da época como Albert Pavão, Demétrius e um jovem que iria se tornar um grande ídolo dos anos 60, o capixaba Roberto Carlos.

ronnie cord

Ronnie Cord, roqueiro boa pinta

Continua no próximo post

1 comentário

Arquivado em Biografias, Brazilian Rock and Roll Hall of Fame, Música, Rock and Roll

Uma resposta para “Brazilian Rock and Roll Hall of Fame: Ronnie Cord, parte 1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s