Grandes Nomes do Rock: The Hollies, parte 1

Banda que recentemente completou 50 anos de existência ininterrupta, disputando com os Rolling Stones e Searchers o status de banda britânica mais longeva do Rock. Também fez parte da cena do Mersey Beat e da Segunda Onda (Invasão Britânica). Sua característica principal sempre foi a excelente harmonização de três vozes e de suas fileiras saiu o lendário supergrupo Crosby, Stills & Nash. Vamos falar de The Hollies.

A onda do Skiffle na segunda metade dos anos 50 arrebatou os jovens ingleses sobretudo das cidades do norte como Liverpool e Manchester. Foi nesse cenário que Allan Clarke (nascido Harold Allan Clarke no dia 5 d abril de 1942 em Salford, Lancashire, Inglaterra) e Graham Nash (nascido Graham William Nash no dia 2 de fevereiro de 1942 em Blackpool, Lancashire, Inglaterra), dois amigos de infância e colegas de escola que tocavam guitarra como dupla, sob o nome de Rick and Dane Young, influenciados pelos Everly Brothers, um de seus grupos favoritos da Primeira Onda.

Em 1962, os dois amigos juntaram forças com uma banda local, The Foretones, que contava com o guitarrista Vic Steele (nascido Victor Winston Farrell no dia 8 de maio de 1945 em Manchester, Inglaterra), o baixista Eric Haydock (nascido no dia 3 de fevereiro de 1942 em Burnley, Lancashire, Inglaterra) e o baterista Don Rathbone (nascido Donald Rathbone em outubro de 1942 em Wilslow, Cheshire, Inglaterra). Allan resolveu assumir os vocais e Graham a guitarra rítmica. Quando se apresentaram no Oasis Club de Manchester em dezembro daquele ano, a banda foi rebatizada como The Hollies. Haydock teria sugerido esse nome para lembrar que estavam em época natalina, citando um enfeite de Natal (holly). Já Graham Nash, em entrevistas futuras, atribuiu o nome ao fato deles serem aficcionados em Buddy Holly.

Em janeiro de 1963, a banda tocou no lendário Cavern Club em Liverpool e chamaram a atenção de Ron Richards (nascido Ronald Richard Pratley no dia 22 de janeiro de 1929 em Londres, Inglaterra), assistente de produção da Parlophone, que estava às voltas com a primeira sessão de gravação dos Beatles. Ele gostou tanto do que ouviu que lhes ofereceu um teste na gravadora. Vic Steele não queria se tornar músico profissional e resolveu sair da banda. Para seu lugar, foi chamado Tony Hicks (nascido Anthony Christopher Hicks no dia 16 de dezembro de 1945 em Nelson, Lancashire, Inglaterra), que tocava nos Dolphins, uma banda de Manchester. 

Em maio de 1963, tendo Richards como seu produtor e “Sexto Holly”, os Hollies gravaram seu primeiro single pela Parlophone, (Ain’t That) Just Like Me (Earl Carroll, Billy Guy), um cover dos Coasters, tendo como lado B uma composição de Nash, Hey What’s Wrong With Me. O disco teve uma colocação modesta nos charts britânicos, ficando em 25º lugar. Em agosto, lançaram seu segundo single com Searchin’ (Leiber, Stoller), outro cover dos Coasters e Whole World Over (Nash, Clarke) no verso. Este disco teve uma colocação melhor que o primeiro, chegando ao 12º lugar nos charts. O batera Don Rathbone resolveu sair da banda e Tony Hicks chamou seu amigo e colega de Dolphins, Bob Elliott (nascido Robert Hartley Elliott no dia 8 de dezembro de 1941 em Burnley, Lancashire, Inglaterra). Estava formado o line up clássico dos Hollies. 

Capitaneadas pelos Beatles, as bandas do Mersey Beat estavam em evidência e a cena local começou a ganhar fãs por toda a Inglaterra. Em novembro, os Hollies gravaram mais um single com seu clássico Stay (Maurice Williams), um cover do grupo de Doo Wop Maurice Williams & The Zodiacs, com Now’s the Time (Clarke, Nash) como lado B que conseguiu uma boa colocação nos charts britânicos, ficando em 8º lugar. A banda chegou ao seu primeiro ano de existência como uma das melhores do Reino Unido.

Graham e Allan (ao centro) e The Fourtones: primórdios

Graham e Allan (ao centro) e The Foretones: primórdios

Continua no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Nomes do Rock, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s