Grandes Nomes do Rock: The Hollies, parte 3

A formação clássica dos Hollies gravou seu primeiro álbum, Stay With The Hollies, em janeiro de 1964 e aproveitando a emergente cena do Mersey Beat conquistou o público jovem do Reino Unido. No decorrer do ano, foram lançados os singles Just One Look, Here I Go AgainWe’re Through. No final do ano, saiu o segundo álbum In the Hollies Style. Em 1965, saíram os singles Yes I Will, I’m Alive, Look Through Any Window e If I Needed Someone. Em setembro foi lançado seu terceiro álbum, The Hollies.

Em fevereiro de 1966, saiu o single I Can’t Let Go (Chip Taylor, Al Gorgoni)/Running Through the Night (L. Ransford) que manteve a banda no Top 10 das paradas britânicas, ficando em 2º lugar nos charts. Em maio, foi lançado o quarto álbum da banda, Would You Believe?, produzido por Ron Richards, com destaque para a as músicas I Take What I Want (David PorterMabon “Teenie” HodgesIsaac Hayes), Stewball (Bob YellinRalph RinzlerJohn Herald), Sweet Little Sixteen (Chuck Berry) e I Am a Rock (Paul Simon). Nesse ínterim, começou a acontecer um desentendimento entre a banda e seus gestores, o que acabou resultando na saída do baixista Eric Haydock

A banda gravou um single da trilha sonora do filme After the Fox, produção anglo-italiana dirigida por Vittorio De Sica e estrelada por Peter Sellers e Victor Mature. A canção título (composta por Burt Bacharach e Hal David) onde os Hollies contaram com Jack Bruce (então membro da Graham Bond Organisation) no baixo e Burt Bacharach nos teclados. O lado B, The Fox-Trot não foi gravado pelos Hollies. Para as turnês, a banda chamou provisoriamente o baixista Klaus Voorman (Manfred Mann), um velho conhecido dos Beatles. O trio central (Clarke/Nash/Hicks) gravou com os Everly Brothers o álbum da dupla Two Yanks in England, que contou com o então requisitado guitarrista de estúdio Jimmy Page.

Em junho, Bernie Calvert (nascido Bernard Bamford Calvert no dia 16 de setembro de 1942 em Brierfield, Lancashire, Inglaterra),  ex-colega de Tony Hicks e Bobby Eliott nos Dolphins, assumiu o baixo dos Hollies e com eles gravou o single Bus Stop (Graham Gouldman)/Don’t Run and Hide (Ransford), sendo a primeira música um verdadeiro  clássico da banda, primeiro sucesso deles aqui no Brasil que gerou a versão Pensando Nelacantada pelos Golden Boys. O disco ficou em 5º nas paradas do Reino Unido e dos EUA. Foi a primeira música dos Hollies a figurar no disputado Top 5 da Billboard. A bem da verdade, Calvert era originalmente pianista, mas por sugestão de Hicks começou a tocar baixo, mas também atuou como tecladista nos Hollies.

Em outubro de 1966, saiu o quinto álbum da banda For Certain Because, onde eles deixaram de gravar covers e músicas de terceiros, investindo em composições próprias, além de abandonarem o pseudônimo L. Ransford, começado a assinar com seus próprios nomes. Destacam-se as músicas Pay You Back with Interest (Clarke), Tell Me to My Face, Stop! Stop! Stop! e Clown.  O single Stop! Stop! Stop!/It’s You teve uma boa repercussão, ficando em segundo lugar nas paradas britãnicas e em sétimo nos charts dos EUA. O single seguinte, What’s Wrong with the Way I Live, não teve tanto sucesso na Inglaterra e nos EUA, mas alcançou um expressivo 14º lugar na Suécia. Numa turnê norte americana junto com os Byrds, Graham Nash conheceu o guitarrista da banda, David Crosby, de quem se tornou grande amigo.

Em fevereiro de 1967, foi lançado o single On a Carrousel/All the World is Love que ficou em 4º lugar no Reino Unido e 11º nos EUA. Em maio, saiu o single Carrie Anne/Signs That Will Never Change, que ficou com a terceira colocação nos charts britânicos e 9º lugar nas paradas do Tio Sam. Esse clássico introduziu no Rock o chamado steel drum, instrumento de percussão muito comum na Jamaica. Em junho, foi lançado o sexto álbum dos Hollies, Evolution que teve a tarefa ingrata de bater de frente com o clássico Sargeant Pepper’s Lonely Hearts Club Band, o opus magnum dos Beatles, lançado quase ao mesmo tempo. Os destaques são as músicas Then the Heartaches Begin, Have You Ever Loved Somebody, You Need Love e The Games We Play. O disco ficou em 13º lugar nas paradas britânicas e em 43º nos EUA. O single King Midas In Reverse/Everything Is Sunshine, lançado em setembro não teve melhor sorte e ficou em 18° lugar no Reino Unido e em 51º nos EUA.

1967: os Hollies e a psicodelia

1967: os Hollies e a psicodelia

Continua no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Nomes do Rock, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s