Grandes Nomes do Rock: The Hollies, parte 7

No final de 1971, Allan Clarke deixou os Hollies, pois andava descontente com os rumos que a banda tinha tomado. para o ligar do vocalista, foi recrutado o cantor Mikael Rikfors (ex-vocalista e baxista da banda sueca Bamboo), que tentou imitar Clartke, mas não teve êxito. A banda também mudou de gravadora, indo para a Polydor Records, onde gravaram o single The Baby e o álbum Romany. Paralelamente, a Parlophone, ex-gravadora da banda lançou o single Long Cool Woman ina Black Dress, a partir de Distant Lights (último álbum dos Hollies pela gravadora), que teve uma boa recepção nos EUA e Canadá. Foi lançado um segundo single com Rikfors, Magic Woman Touch, que foi um fracasso. Em 1973, por conta da receptividade fria do single, o segundo álbum da nova formação, Out of the Road, foi gravado e lançado apenas na Alemanha. O álbum Distant Lights, que havia fracassado quando lançado na Inglaterra foi relançado nos EUA com um êxito inesperado, pressionando os Hollies a reverem o seu line-up. Rikfors saiu para o retorno de Allan Clarke.

Em outubro desse ano, com a volta do filho pródigo, os Hollies lançaram o single The Day That Curly Billy Shot Down Crazy Sam McGee (Clarke)/Born A Man (Hicks/Lynch), que ficou em 24º nos charts do Reino Unido. Fez bonito nos charts da Holanda (2º lugar) e Nova Zelândia (8º lugar). No ano seguinte, a banda lançou o álbum Hollies, aproveitando o bom êxito alcançado pelo relançamento norte americano de Distant Lights e do single Long Cool Woman in a Black Dress. Nesse álbum estão os clássicos da banda The Air That I Breathe (Albert HammondMike Hazlewood) e Don’t Let Me Down (Clarke), mostrando que a trinca de vozes da banda continuava imbatível. Além dessa música, destacam-se no disco: Falling Calling (Clarke, Terry Sylvester), It’s a Shame, It’s a Game (Tony Hicks, Colin Horton-Jennings) e The Day That Curly Billy Shot Down Crazy Sam McGee, que havia sido lançada em single um pouco antes.

Em 1974, o single The Air That I Breathe/No More Riders (Sylvester, Gordon) foi um sucesso arrebatador, figurando nas primeiras colocações das paradas de vários países: Na Grã Bretanha e na Austrália, ficou em 2º lugar, na Áustria, ficou em 3º, na Alemanha em 4º, na Holanda e Nova Zelândia, em primeiro e nos EUA, ficou em 6º lugar (Top 10 da Billboard), recebendo a certificação Prata (Reino Unido) e Ouro (EUA). Os singles seguintes Son Of A Rotten Gambler (Taylor)/Layin’ To The Music (Clarke,  Sylvester) e I’m Down/ Hello Lady Goodbye (ambas assinadas por Clarke, Hicks, Sylvester) infelizmente não conseguiram repetir o êxito.

Em fevereiro de 1975, foi lançado o álbum Another Night, mais uma produção assinada por Ron Richards, contando com quase todo o set list assinado pela trinca Clarke, Hicks, Sylvester com músicas como a faixa título, Second Hand Hang-UpsTime Machine Jive e I’m Down (lançada como single no ano anterior), além da composição 4th of July, Asbury Park (Sandy), assinada por um jovem talentoso que se tornou um famoso Rockstar nos anos 80, Bruce Springsteen. Nesse disco, pela primeira vez, os Hollies contaram com um sexto elemento, o tecladista Peter Wingfield (nascido William Peter Wingfield em 7 de maio de 1948 em Liphook, Hampshire, Inglaterra). O disco não foi bem nos charts e o single 4th of July também foi um verdadeiro fiasco. Em seguida veio o single Another Night que ficou em 75º lugar no Hot 100 da Billboard. Para fechar o contrato da banda com a Epic e cortar de vez os naços com a EMI, os dois últimos álbuns foram relançados como um único disco chamado Clarke, Hicks, Sylvester, Calvert, Elliott.

Em janeiro de 1976, saiu o álbum Write On, repetindo o formato do anterior com a maioria das canções compostas pelo trio central. Os destaques são as músicas Star, Write On (que nomeia o disco), Love is the Thing e Stranger. Esse trabalho não foi lançado nos EUA. Em fevereiro, veio o single Boulder to Birmingham (Danoff / Harris)/Crocodile Woman (She Bites) (Clarke / Sylvester / Hicks), que só fez bonito na Nova Zelândia, figurando em 10º nas paradas locais. Depois saíram os singles Write On, Star/Love is the Thing, Daddy Don’t Mind/C’Mon, e Wiggle That Wotsit/Corrine, inexpressivos nos charts britânicos e norte americanos e que figuraram bem nas paradas da Nova Zelândia. Em dezembro saiu o álbum Russian Roulette, com o repertório 100% assinados pelo trio central, com destaque para 48 Hour Parole, Lady of the Night, My Love e a faixa título.

Em 1977, foram lançados dois singles, Hello To Romance / 48 Hour Parole  (Clarke, Hicks, Sylvester) Amnesty (Doumas) / Crossfire  (Clarke, Hicks, Sylvester) que não figuraram em nenhum chart, embora o segundo tenha feito um sucesso discreto no Brasil em coletâneas. No ano seguinte, saiu o álbum A Crazy Steal, com a maioria do set list escrito por Clarke, Hicks e Sylvester. Destaque para Writing on the Wall, Let It Pour, Hello to Romance e Clown Service. Nesse ano, foi lançado um single com Look Through Any Window,  I’m Alive e  Just One Look, três músicas da formação clássica. Foi nesse ano que o tecladista Pete Wingfield saiu e Allan Clarke fiou um tempo afastado das turnês. Em 1979, saiu o álbum 5317704, que contou com a participação especial do tecladista e cantor Gary Brooker e o baterista B.J. Wilson do Procol Harum na faixa Harlequin (G. Brooker, Terry Reed), cantada por Terry Sylvester. Os outros destaques do disco são Maybe It’s Dawn (Hymas, Brown), When I’m Yours (Head) e Boys in the Band (Brown). esse ano, lançaram apenas um single, Something To Live For (Hymas, Brown)/Song Of The Sun (Hymas / Brown).

The Air that I Breathe: no retorno de Allan Clarke, um sucesso

The Air that I Breathe: no retorno de Allan Clarke, um sucesso

Continua no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Nomes do Rock, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s